LUTO

11/9: lista de filmes para relembrar a tragédia ou conhecer o que aconteceu com as Torres Gêmeas

O Social1 preparou uma listinha sobre os ataques terroristas nos EUA

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 11/09/2021 às 9:10 | Atualizado em 11/09/2021 às 9:11
Notícia
X

Há 20 anos, o mundo parava para tentar entender o que foi o 11 de Setembro, considerado o atentado mais documentado da história. E a cartela de opção versa sobre tudo: de ficção às teorias conspiratórias. A gente fez uma listinha para marcar os 20 anos desde os ataques terroristas nos Estados Unidos.

Farenheit 9/11 (2004)

O rei dos documentários Michael Moore tenta provar que a guerra contra o terrorismo passa longe de temas como a segurança nacional e com muita ironia.

As Torres Gêmeas (2006)

Assinado por Oliver Stone, World Trade Center mostra o heroísmo de dois bombeiros que entraram nas torres após o ataque para tentar ajudar as pessoas e acabaram mortos. Estrelado por Nicolas Cage, é menos político e mais sentimental. 

Vôo 93 (2006)

Reconstituição do que provavelmente aconteceu com o único dos aviões seqüestrados que não atingiu seu alvo, em Washington. Dirigido por Paul Greengrass, o filme mostra as causas do fracasso da operação dos terroristas e se rebelassem contra os terroristas a bordo.

11 de Setembro (2003)

Compilação de 11 curtas com 11 cineastas já conhecidos, como Ken Loach (vencedor da Palma de Ouro em Cannes neste ano), Sean Penn (A Promessa), Alejandro González Iñarritu (21 Gramas), Denis Tanovic (Terra de Ninguém), Amos Gitai, Mira Nair

As Torres Gêmeas (2006)

Estrelado pelo ator Nicolas Cage, o filme, que é baseado em fatos reais, conta a dramática experiência de dois policias que ajudaram as vítimas dos ataques às Torres Gêmeas.

Tão Forte e Tão Perto (2012)

Estrelado por Tom Hanks e Sandra Bullock, o filme mostra a história de um menino que encontra uma chave do seu pai, morto nos atentados.

A Hora Mais Escura (2013)

Dirigido pela cineasta Kathryn Bigelow, o filme narra os esforços do serviço secreto norte-americano para capturar e matar o terrorista Osama Bin Laden.

Lembranças (2010)

Estrelado por Robert Pattinson, o filme conta a história de Tyler Roth, jovem que não tem uma boa relação com o pai, mas tem uma reunião com ele no World Trade Center no dia 11 de setembro.

 

 

STREAMINGS

O Apple TV+ traz passo a passo as reações do governo ao atentado em 11 de Setembro em "No Gabinete de Crise do Presidente", de Adam Wishart, que até entrevistou George W. Bush.

A Netflix aposta em  "Ponto de Virada: 11/9" e a "Guerra contra o Terror", que volta ao início da Al-Qaeda nos anos 1980. Tem também  o "Quanto Vale?", um drama com Michael Keaton no papel de um advogado que luta pelas vítimas.

A Globoplay criou a série "Retratos de uma Guerra Sem Fim" sob uma perspectiva brasileira com o repórter Marcos Uchôa, mostrando as consequências do atentado às Torres Gêmeas e ao Pentágono em quatro episódios. Tem também o "11/09 – A vida sob ataque (2020)", em que edita o que muitas pessoas filmaram por meio de celulares. Pela rede britânica BBC. O streaming também oferece "À Sombra das Torres: O 11 de Setembro em Stuyvesant" (2019), documentário de Amy Schatz, a partir da perspectiva dos ex-alunos de Stuyvesant, uma escola pública de prestígio em Nova York, pertindo do atentado.

Tags

Autor