NO SÍTIO HISTÓRICO

Alceu Valença vai abrir em Olinda a Casa Estação da Luz

Equipamento turístico e de cultura começa a promover ações pontuais ainda este ano e terá programação permanente a partir de 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Romero Rafael

Publicado em 20/09/2021 às 18:42 | Atualizado em 20/09/2021 às 19:09
Notícia
X

O cantor e compositor Alceu Valença junto com a produtora Yanê Montenegro, com quem é casado, mais a sócia Natália Reis preparam a abertura, em Olinda, de um equipamento de turismo e cultura chamado Casa Estação da Luz. O espaço está abrigado num casarão localizado na Prudente de Moraes, no Sítio Histórico da cidade-Patrimônio da Humanidade, e será lançado para convidados na quinta-feira (23).

A Casa Estação da Luz - que recebe o nome de um dos sucessos de Alceu Valença - terá apresentações musicais de artistas de diferentes gerações (desde o próprio Alceu a novos nomes), exposições de arte, eventos de gastronomia, sessões de cinema e oficinas, entre outras ações. É possível, por exemplo, que agentes de turismo agendem para grupos de visitantes vivências com a cadeia da cultura popular pernambucana, como uma tarde de coco.

Divulgação
Casa Estação da Luz, projeto de Alceu Valença, Yanê Montenegro e Natália Reis no Sítio Histórico de Olinda - Divulgação

 "Não é um espaço de culto à personalidade de Alceu Valença, mas de ações e atividades inspirados nos valores de sua obra, como o pertencimento, as raízes culturais populares, a cultura de Olinda", esclarece Yanê Montenegro, que, entre os projetos, formatou o Iluminar, um programa de oficinas de formação cultural, profissionalizante e cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade social no entorno do Sítio Histórico de Olinda.

Por ora, a Casa Estação da Luz fará o que chama de abertura suave, com algumas ações pontuais. A ideia é que passe a funcionar plenamente, com programação permanente, a partir de 2022.

Tags

Autor