Música

Morre, aos 70 anos, Lizzie Bravo, a única brasileira a cantar com os Beatles

A voz da cantora pode ser ouvida na primeira versão lançada da música "Across the Universe"

Imagem do autor
Cadastrado por

Agnes Vitoriano

Publicado em 05/10/2021 às 18:24
Notícia
X

Morreu, aos 70 anos, na última segunda-feira, 5, a cantora e fotógrafa Lizzie Bravo, vítima de complicações proveniente de uma cirurgia no coração. Com apenas 17 anos, a artista conquistou a história ao se tornar a única brasileira a gravar uma canção com os Beatles.

Trata-se da famosa música "Across the Universe". Lizzie usou sua voz de soprano para abrilhantar os backing vocals da canção, que foi lançada como single em 1969 e entrou no álbum Let it Be, em 1970, porém sem os vocais da brasileira.

Fã incondicional da banda, Lizzie desembarcou em Londres, em 1967, após ganhar uma viagem de presente dos pais no lugar de uma festa de debutante. O que eles não sabiam, é que ela pretendia morar na cidade.

Ela então decidiu ir direto para os estúdios da EMI, em Abbey Road, onde a banda costumava gravar. A partir disso, passou a frequentar o local e, com frequência, encontrava os membros da banda.

Não demorou muito — mais ou menos um ano — para que Paul McCartney fosse até a entrada do estúdio e perguntasse a uma daquelas meninas que costumavam ficar na porta do local, posteriormente apelidadas de "Apple Scruffs" em uma canção escrita por George Harrison, se alguém sustentava uma nota aguda. Lizzie viu naquele momento a sua chance e respondeu que conseguia. Assim, passou duas horas dividindo o microfone com John e Paul ao gravar a canção.

Fotografias

Com câmera em mãos, Lizzie aproveitou todas as vezes em que esbarrou com os Beatles e os fotografou. A coleção de imagens se tornou um livro, lançado em 2020, intitulado "Do Rio a Abbey Road" em que figuram diversas imagens dela ao lado dos quatro garotos de Liverpool.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Lizzie Bravo (@lizzie_bravo)

Tags

Autor