ARTE PERNAMBUCANA

Oficina Brennand celebra 50 anos com exposição de obras inéditas

A exposição "Devolver a terra à pedra que era: 50 anos da Oficina Brennand" inicia no dia 21 de novembro e fica aberta ao público 12 de outubro do ano que vem

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 09/11/2021 às 17:40 | Atualizado em 09/11/2021 às 17:44
Notícia
X

A Oficina Brennand celebra os 50 anos da sua fundação com a exposição “Devolver a terra à pedra que era: 50 anos da Oficina Brennand”, com curadoria de Julieta González e Júlia Rebouças. A exposição será aberta ao público no dia 21 de novembro e apresentará cerca de 200 peças de Francisco Brennand, muitas destas inéditas.

A exposição fica em em cartaz até 12 de outubro do ano que vem, contará com cerca de 200 itens, entre pinturas, esculturas, gravuras, serigrafias e documentos, muitos deles inéditos, abrangendo toda a trajetória do pernambucano falecido em dezembro de 2019, aos 92 anos. O panorama apresenta obras garimpadas do acervo permanente do instituto – que abriga o impressionante número de aproximadamente 3000 obras –, de colecionadores e de museus de todo o país. Entre elas, algumas pouco conhecidas do grande público, como a Série Amazônica, presente na Bienal de Arte de São Paulo de 1971, cujo título faz referência ao verso de João Cabral de Mello Neto no poema “O Ceramista”, dedicado ao artista pernambucano.

História da Oficina Brennand

No dia 11 de novembro de 1971 o artista Francisco Brennand, no alto de seus 44 anos, decidiu ocupar as ruínas da Cerâmica São João da Várzea, uma olaria fundada por seu pai, Ricardo Lacerda de Almeida Brennand, em 1917, com o objetivo de transformá-la em um ateliê no qual pudesse dar vazão à sua prolífica produção artística. No mês em que a Oficina Brennand completa meio século de existência, o complexo monumental de 15km2 e um dos principais cartões postais de Recife vai promover uma grande exposição do artista para celebrar a data. A inauguração da retrospectiva acontece pouco mais de dois anos após a importante reformulação institucional implementada no espaço, que se tornou oficialmente um instituto cultural sem fins lucrativos em setembro de 2019.

“Estamos muito felizes que a primeira exposição da Oficina Brennand, após ser transformada em um instituto no final de 2019, coincida com a celebração dos seus 50 anos e homenageie a trajetória de Francisco Brennand. É muito simbólico iniciarmos um projeto institucional a partir do seu legado, da sua história, e das múltiplas camadas que compõem um lugar tão único e diverso como esse, com suas heranças fabris e artísticas”, afirma Marianna Brennand, sobrinha-neta do artista e presidente da Oficina Brennand.

Tags

Autor