ENTENDA

Saiba o que é e para que serve a bolsa de estomia, usada por Luciano Szafir, no SPFW

O ator disse que conseguiu entender a importância da estomia para milhares de pessoas

Imagem do autor
Cadastrado por

Rakeche Nascimento

Publicado em 19/11/2021 às 18:16 | Atualizado em 19/11/2021 às 19:06
Notícia
X

Na quinta-feira (18), Luciano Szafir surpreendeu os fãs e amigos ao aparecer desfilando no SPFW e chhamou atenção, sendo muito elogiado na internet por deixar sua bolsa de estomia aparecendo.

O ator se submeteu a uma cirurgia abdominal devido à complicações que obteve em sua luta contra a Covid-19. Após o desfile, o pai de Sasha falou que levantou a bandeira sobre as complicações da doença e estava demostrando uma luta sobre as pessoas que vivem com uma bolsa de coloscopia diariamente, Luciano fez questão de desfilar com a bolsa aparecendo, para mostrar que o uso não é motivo de aversão, tristeza, vergonha ou reclusão.

Segundo a Associação Brasileira de Estomaterapia, estomia é uma palavra de origem grega que significa “abertura”, “boca” e "orifício". Na área da saúde o termo se refere a uma abertura feita em um órgão interno para o meio externo, por isso, é correto e pode ser chamada de ostoma, ostomia, estoma ou estomia.

Existem vários tipos de bolsas de estoma e elas podem ser usadas de formas diferentes, depende muito da condição, idade, estilo de vida e outros fatores do paciente. Os principais serviços de utilidade dela é eliminação (intestinais e urinárias); respiração (traqueostomia); alimentação (gastrostomia).

No caso do Luciano (bolsa no Cólor) e da maioria dos paciente brasieliros, ela é formada por um saco para coletar fezes ou urina, acoplado a uma placa adesiva para fixá-la ao abdome e proteger a pele do contato com o material eliminado. Funciona como uma extensão do corpo, por isso é importante realizar o autocuidado para manter a qualidade de vida.

As estomias "podem ser temporárias (após um tempo pré-determinado serão fechadas por meio de nova intervenção cirúrgica) ou definitivas e a pessoa conviverá com ela durante sua vida", informa a Associação Brasileira de Estomaterapia.

Retorno às passarelas

O ator desfilou na quinta-feira (18) com uma bolsa de colostomia no São Paulo São Paulo Fashion Week. Com a blusa aberta, ele recebeu muitos elogios pela sua volta as passarelas e pela liberdade de mostrar o equipamento.

“Pode acontecer com qualquer pessoa. A cirurgia salvou a minha vida e não há motivo para ter vergonha de usar uma bolsa de estomia. Minha volta às passarelas era a oportunidade para normalizar e fazer entender que um estomizado não precisa sofrer privações”, disse o ator.

Homenagem de Sasha ao pai


A filha do artista com Xuxa Meneghel resolveu homenagear o pai pela escolha de voltar as passarelas mostrando sua recuperação e que está vivendo com a bolsa de estomia.

A moça postou em suas redes sociais o quanto estava orgulhosa do pai e o quanto o amava. Nas redes sociais, o ator foi bastante elogiado e apoiado pela atitude.

Tags

Autor