Entenda

Bolsonaro volta a falar sobre não renovação da concessão da Rede Globo

O presidente (sem partido) já revelou que não deseja renovar a concessão

Ana Anjos
Ana Anjos
Publicado em 23/11/2021 às 14:22 | Atualizado em 31/12/1969 às 21:00
MARCOS CORRÊA/PR
OPOSIÇÃO Contraponto ao governo Jair Bolsonaro foi uma das marcas do Consórcio Nordeste desde o início - FOTO: MARCOS CORRÊA/PR
Leitura:

Jair Bolsonaro (sem partido) não perdeu a oportunidade de comentar sobre o seu desejo de não renovar a concessão da Rede Globo, que vence em outubro de 2022. Não é de hoje que o presidente do Brasil toca nesse assunto e, dessa vez, foi durante um encontro com seus apoiadores no Palácio do Alvorada.

Na reunião, Bolsonaro disse que a Globo tem um "encontro" com ele em 2022: "Encontro com a verdade. Não vou perseguir ninguém. Tem que estar com as certidões negativas em dia, um montão de coisas aí". O político também fez uma comparação da sua época do Exército, afirmando que é igual à parada matinal, a Globo precisa estar "arrumada" como qualquer outra empresa.

Anteriormente, em outubro de 2019, o presidente, em tom de ameaça, mandou uma mensagem para a empresa: "Temos uma conversa em 2022. Eu tenho que estar morto até lá. Porque o processo de renovação da concessão não vai ser perseguição. Nem pra vocês nem pra TV nem rádio nenhuma. Mas o processo tem que estar enxuto, tem que ser legal. Não vai ter jeitinho pra vocês, nem pra ninguém".

O que é a concessão?

Para uma emissora estar circulando, é preciso da concessão de rádio e TV. Porém, de acordo com a Constituição, sozinho, Bolsonaro não consegue tirar o poder da Rede Globo. É um processo burocrático, que precisa demonstrar regularidade fiscal, equilíbrio econômico e estar em operação.

O Ministério da Ciência e Tecnologia da República, o poder Executivo, analisa a emissão e renovação. Para não ser renovado ou ter o pedido reprovado, é preciso dois quintos dos votos nominais do Congresso.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Comentários

Últimas notícias