Impedido

Cantor Jau relata ter sido barrado por causa de roupa e alega injúria racial; restaurante nega

O artista contou o episódio nas suas redes sociais

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Anjos

Publicado em 03/12/2021 às 15:01
Notícia
X

O cantor Jau passou por um episódio de ter sido impedido de entrar em um restaurante da Barra, em Salvador. O artista compartilhou o relato em suas redes sociais e acusou o estabelecimento de injúria racial, pois segundo ele, foi barrado por causa da roupa que vestia no dia.

No vídeo, o cantor Jau explicou que qualquer cidadão vestido com roupa que ele está pode entrar em qualquer ambiente, independente da sua cor. Os únicos motivos para ser barrado seriam problemas raciais, de índole ou com a pessoa. De acordo com o músico, não é o seu caso porque ainda é artista da terra.

O cantor estava com vestimentas de cor preta, calça, camiseta e um casaco. Além disso, estava de sapato, chapéu e óculos escuros. "Eu fui no restaurante Sette, fui barrado e impedido de entrar porque estava vestido assim. Eu estou em Salvador, Bahia, e fui impedido de entrar em um restaurante Sette porque estou vestido assim", relatou.

"Faltavam-me, talvez, olhos azuis e cabelos loiros. Não os tenho – não culpo quem os tem –, mas não os quero ter. Mas preciso da minha liberdade de ir e vir. E hoje, o restaurante Sette foi preconceituoso comigo e com a minha equipe, não deixando a gente adentrar ao espaço. Não é um lugar democrático, não é um lugar frequentável, é um lugar racista”, finalizou.

Pronunciamento do restaurante Sette

“Nesta quinta-feira (02), o cantor e compositor Jau externou sua insatisfação em ter sido impedido de entrar no Sette Restaurante, alegando que o motivo foi de natureza racista por parte da equipe de funcionários do Sette.

Ocorre que, vale esclarecer que o segurança da casa informou ao acompanhante de Jau que o restaurante adota um código de vestimenta formal, inclusive mostrando placa afixada na porta do estabelecimento.

Em imagens capturadas pelas câmeras de segurança do Sette, vê-se claramente que o acompanhante do cantor não estava usando vestimentas de acordo com o dress code estabelecido (usava bermuda), bem como chapéu utilizado pelo artista, motivos estes que levaram o segurança a informá-lo da necessidade de adequação para acesso ao local.

Não há impedimento legal para que bares e restaurantes privados estabeleçam seus códigos de vestimenta (ou dress code), desde que o deixem claro na entrada do estabelecimento, sites e mídias sociais, de modo que o consumidor possa ser previamente informado. Trata-se de aplicação prática do direito à informação previsto no art. 6º, III do CDC.

O Sette Restaurante esclarece que abomina qualquer ato racista ou discriminatória, prezando por sua conduta democrática e inclusiva, e reforça que apenas existe um dress code para ingresso na casa.”

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor