Relembre o que aconteceu com o ator José Mayer, demitido da Globo após ser acusado de assédio
José Mayer tinha mais de 35 anos de profissão e era considerado um dos atores mais queridos pelos colegas da emissora quando foi demitido em 2019
Nesta segunda-feira (10), José Mayer, que continua afastado do seu trabalho como ator, relembrou seu último personagem na televisão, Tião Bezerra, o vilão da novela “A Lei do Amor". Na postagem, Mayer culpa o personagem pela sua "má sorte" porque foi durante as gravações da novela que ele foi acusado pela estilista Susllem Tonani de assédio sexual no ambiente de trabalho.
- José Mayer desabafa sobre último personagem na televisão: 'não trouxe sorte'
- Saiba quem é a mulher que José Mayer está casado desde 1975
- Após deixar a Rede Globo, Silvio de Abreu defende José Mayer das acusações de assédio
- Recluso em sítio, José Mayer decide abandonar carreira de ator
Depois das acusações, o ator se afastou do trabalho e, dois anos depois, foi demitido pela TV Globo. O caso repercutiu nacionalmente porque José Mayer tinha mais de 35 anos de profissão e era considerado um dos atores mais queridos pelos colegas da emissora.
- Após fim de seu relacionamento, cantor Otto começa a namorar atriz; saiba quem é
- Filha de apresentadora morre de covid-19 aos 18 anos; saiba mais
- José Mayer desabafa sobre último personagem na televisão: 'não trouxe sorte'
- Dennis DJ posta foto nu e Gil do Vigor brinca em comentário: 'tá torta'; veja imagem
- Felipeh Campos testa positivo para covid-19
Antes das acusações, José Mayer era um dos grandes nomes da Globo. Com mais de 40 obras no currículo, ele iniciou sua trajetória na novela 'Guerra dos Sexos', em 1983, sendo este um dos seus papéis mais lembrados. Outros sucessos como 'Laços de Família', 'Tieta' e 'Senhora do Destino' também estão entre os seus trabalhos.
Relembre as acusações de assédio a José Mayer
Em 2017, a figurinista Susllem Tonani acusou José Mayer de assédio moral e sexual. No relato, ela conta que tudo começou com pequenos 'elogios', até passar para frases mais escrachadas como: "você nunca vai dar para mim?". Tonani revelou que os assédios aconteceram durante as gravações da novela "A Lei do Amor".
Depois das investidas, Susllem ainda acusou José Mayer de partir para o campo físico. Tudo teria acontecido em 2017 - ano em que as denúncias vieram à tona. O ator teria colocado a mão esquerda na genitália da figurinista, afirmando que esse era um desejo antigo. A partir dali, ela conta que rezava todos os dias para não encontrar com o artista nos bastidores da Globo.
Inicialmente, José Mayer negou as acusações. Entretanto, após a denúncia de Susllem, diversas outras atrizes da Globo protestaram contra o assédio na emissora. Em abril de 2017, José Mayer então publicou uma carta aberta, admitindo seu erro e pedindo desculpas.
"Eu errei. Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora. Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas", escreveu. Até então, a Globo já havia decidido afastar José Mayer da próxima novela das nove em que ele estaria no elenco.
“A única coisa que posso pedir a Susllem, às minhas colegas e a toda a sociedade é o entendimento deste meu movimento de mudança”, concluiu. O artista foi mantido na 'geladeira' da emissora, até que a Globo decidiu pelo fim do contrato, em 2019. Ao todo, foram 35 anos apenas na Globo.