SUCESSO

"Anunciação", de Alceu Valença, retorna à TV na trilha sonora de "Além da Ilusão"; conheça mais sobre o clássico do cantor pernambucano

A canção, original de 1938, ganhou força entre os jovens depois do sucesso no BBB 21 e estará na trilha sonora da novela "Além da Ilusão"

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 01/02/2022 às 19:03 | Atualizado em 01/02/2022 às 19:17
Notícia
X

Em 2021, 38 anos depois da primeira gravação, a música “Anunciação” viralizou e voltou “à boca do povo” depois que se tornou uma das canções que eram cantaroladas por Juliette Freire em sua passagem pelo Big Brother Brasil 21. A repercussão da faixa surpreendeu o cantor e compositor da mesma, o pernambucano Alceu Valença, que disse não ter ganhado nada com o sucesso repentino da canção. Entretanto, “Anunciação” já era a faixa mais reproduzida do cantor dos últimos cinco anos, de acordo com informações divulgadas em 2020 pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

“De repente, saltou para 55 milhões de visualizações no YouTube e outras dezenas de milhões no Spotify, na Deezer e na Apple Music. Qual a explicação? Viral não tem explicação. Infelizmente não estou um real mais rico por causa desse 'boom'. As plataformas digitais remuneram muito mal os artistas”, contou Alceu, na época.

Além da gravação original, a música também esteve presente nas festas do BBB 21 em sua versão remix feita pelo DJ Jopin. Do “nada” uma música gravada nos anos 1970 se tornou um grande sucesso entre uma geração mais jovem e trilha sonora para vídeos em redes sociais como TikTok e Instagram. “Eu não uso rede social, mas acho tudo absolutamente impressionante! Do nada, a internet descobriu uma música dos anos setenta e foi esse pipoco!”, disse Alceu em entrevista ao EL PAÍS, que não esconde sua felicidade de ver a música atingindo um público mais novo, que sequer era nascido na época do lançamento de “Anunciação”.

Novas versões de “Anunciação” ganham o gosto do público

Com o ‘boom’ da música na internet, mesmo antes do BBB, uma diversidade de cantores passou a regravar suas versões do sucesso de Alceu Valença. Algumas dessas versões são mais profissionais que outras, como é o caso da cantora Mariana Nolasco, que gravou uma versão acústica do clássico para o seu projeto “Mariana Nolasco Sessions” (2020).

Mariana Nolasco agora sua voz na trilha sonora da próxima novela da seis da TV Globo, “Além da Ilusão”. “Anunciação” em sua voz já pode ser ouvida nas chamadas da nova trama, que estreia no próximo dia 7 de fevereiro.

Qual o significado de “Anunciação”?

Ao longo dos anos o significado da música “Anunciação” tem sido discutido por muitas pessoas que atribuem diversas teorias para a canção. Para alguns a canção tem um significado religioso, já outros afirmam que se trata sobre o nascimento de um filho. Este último, inclusive, é um dos motivos pelo qual a música se tornou uma trilha sonora especial para grávidas que postam suas fotos e vídeos com a música na legenda.

Outras teorias ainda dão conta que a música faz referência ao fim da ditadura militar no Brasil, mas, de acordo com o próprio Alceu Valença, “Anunciação” é uma canção sobre tudo que viu em um dia que saiu de casa, em Olinda. “Essa música nasceu de forma super espontânea. Eu estava em casa e comecei a tocar a flauta transversa. Saí pra rua e fiz a letra se referindo a tudo que eu vi naquele dia”, disse o cantor.

Valença recorda ainda que a melodia de “Anunciação” foi um improviso na flauta que foi elogiado pela sua então namorada. “Em 1983, eu estava brincando com uma flauta no jardim da minha casa em Olinda. Lembro até hoje, era uma flauta simples que comprei de um hippie no Rio Grande do Sul. Foi aí que me surgiu a melodia de Anunciação. Minha namorada ouviu aquilo e falou: ‘Que música bonita essa que você está tocando!‘. Inspirado, saí tocando pelo quintal e lá estavam as roupas no varal. Fui até a rua, e ouvi o sino da catedral… isso tudo foi colocado na letra da música depois”, completa.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor