ENTENDA

Governador Eduardo Leite é condenado na Justiça a pagar indenização a Chico Buarque; saiba o valor

Eduardo Leite citou Chico Buarque em um vídeo de cunho publicitário e político

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 21/02/2022 às 10:37
Notícia
X

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a pagar uma indenização por danos morais a Chico Buarque. O processo ainda cabe recurso, mas se refere a um vídeo publicado pelo político no ano passado.

A gravação foi divulgada no dia 7 de setembro, onde Eduardo Leite, que é do PSDB, mencionava em colocar o Brasil de volta ao centro e criticava a polarização política. No vídeo, o governador cita Chico Buarque - que é um apoiador do Partido dos Trabalhadores.

"Basta ver em Chico Buarque e Sérgio Reis duas belezas musicais, e não só duas escolhas políticas. Basta lembrar que nós, assim como eles, somos todos brasileiros", cita Eduardo Leite no vídeo.

O que alega a Justiça

O Tribunal já havia determinado que a peça fosse excluída das redes sociais. O governador do RS chegou a recorrer, afirmando que não houve violação de danos morais. Contudo, a juíza Ingrid Charpinel Reis decidiu a favor de Chico Buarque.

Agora, Eduardo Leite deverá pagar a quantia de R$ 40 mil ao compositor. "A publicação do material não autorizado pelo artista em campanha publicitária (...) leva à sua depreciação, causando-lhe dor e sofrimento que, por óbvio, devem ser reparados", justificou a juíza.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor