MÚSICA

Como Anitta conquistou o primeiro lugar no mundo com 'Envolver'?

Canção de Anitta foi lançada em novembro do ano passado, mas viralizou em março deste ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 25/03/2022 às 10:39 | Atualizado em 05/04/2022 às 14:23
Notícia
X

É oficial: Anitta é a primeira brasileira na história a liderar o ranking de músicas mais ouvidas do mundo no Spotify. Foi nesta sexta-feira (25), que a cantora subiu para o número um do 'Top 50 - Mundo' da plataforma com a canção Envolver.

Cantada totalmente em espanhol e apenas por Anitta, a canção ganhou um clique que acabou virando um "challenge" - o famoso desafio - nas redes sociais. O videoclipe, lançado em 2021, mostra uma coreografia sensual, em que a artista aparece no chão e rebolando bastante.

Para a própria artista, o sucesso de Envolver não está restrito à própria sorte. "Existe, sim, uma inteligência por trás. Cada lançamento tem sua estratégia. Com Envolver não foi diferente. Foi feito muito investimento de tempo em criação, divulgação, planos de marketing... Fico muito feliz que o resultado esteja sendo colhido", declarou Anitta.

Por que Envolver fez tanto sucesso?

Lançada em 11 de novembro de 2021, Envolver faz parte do próximo disco de Anitta, Girl From Rio, que ainda não veio a público. O sucesso estrondoso da canção, contudo, não veio de imediato.

Foi apenas em março deste ano que, por meio do TikTok, surgiu o challenge 'El paso de Anitta', que copia os movimentos feitos pela artista no clipe da música. Esse pode ser considerado um dos principais fatores para que Envolver tenha viralizado, já que a força das redes sociais tem mudado o rumo nos charts mundialmente.

E pode-se dizer que o challenge mudou a situação de Envolver quase que instantaneamente. Para se ter noção, no México, a música de Anitta chegou a subir 80 posições em 24 dias.

O resultado disso foi a canção latina se destacando nas plataformas mundiais e integrando o Top 200 do Spotify Global. Nos países latinos, já poderia ser considerada um sucesso.

Aliado a isso, os fãs brasileiros de Anitta perceberam a proporção que a canção estava tomando e "compraram a briga" - iniciou-se, então, um movimento para ouvir massivamente Envolver - e assim contabilizar os plays na plataforma do Spotify.

Foram menos de 20 dias para que Envolver estreasse no Top 200 - no dia 6 de março - e amanhecesse como a música mais ouvida no mundo nesta sexta-feira (25), já no Top 10 Global. Sextou?!

Ouça Envolver

Tags

Autor