registro profissional

O que necessário para tirar o DRT? Entenda o que a influenciadora Jade Picon precisa fazer para atuar

O fato da ex-BBB ter sido escalda para atuar, mesmo sem ter o registro profissional, incomodou a classe artística

Imagem do autor
Cadastrado por

Vinicius Mariano

Publicado em 13/05/2022 às 9:11 | Atualizado em 13/05/2022 às 9:53
Notícia
X

Após a notícia de que a influenciadora digital Jade Picon foi escalada para ser uma das personagens principais de 'Travessia', próxima novela das 21h, não só abalou o mundo artístico, como também a entidade responsável pela defesa e representação legal da classe.

Muitos, inclusive, apontaram o fato da artista não ser habilitada para atuar, pois não possui registro oficial ou trabalhos prévios.

O que é preciso para tirar o DRT?

A sigla DRT se refere à Delegacia Regional de Trabalho, local onde o registro profissional é emitido. Ele é um selo ou carimbo na carteira de trabalho que comprava a habilidade do individuo para exercer uma determinada profissão, como bailarino ou ator, por exemplo.

De acordo com a Lei 6.533, estabelecida em 1978, para conseguir o registro de ator (a) é necessário ter formação em um curso de nível superior em artes cênicas, curso de teatro reconhecido pelo MEC ou trabalhos anteriores de atuação.

Para os que não possuem formação na área, o último caso citado acima, é necessário comprovar o histórico profissional. Assim, deve-se apresentar os trabalhos de atuação com fala feito nos últimos 3 anos para conseguir um registro provisório. Para conseguir o definitivo, o período de trabalho aumenta para 5 anos.

O que Jade Picon vai fazer?

Durante toda a sua vida, Jade fez um único trabalho de atuação ao lado de Reynaldo Gianecchini para um comercial, e parou por aí. Logo, legalmente, sem a conclusão de um curso ou histórico de trabalho, ela não pode atuar.

Então, ao que tudo indica, o meio mais fácil para ela obter o registro profissional é entrando em um curso de teatro.

No entanto, vale ressaltar que, ao longo do tempo, a TV Globo já deu um jeito para que outros ex-BBBs atuassem em suas produções.

 

Tags

Autor