Ranking

Quem é a indígena mais influente do mundo? Conheça Sonia Guajajara

Sonia Guajajara entrou para lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Oliveira

Publicado em 23/05/2022 às 17:48
Notícia
X

A tradicional lista que ranqueia as 100 pessoas mais influentes do mundo foi atualizada pela revista Time. Entre os brasileiros que entraram para a lista neste ano de 2022 está a líder indígena Sonia Guajajara

Cabe lembrar que, além dela, o pesquisador Tulio de Oliveira também está no mesmo ranking que aparecem os presidentes Joe Biden (EUA), Volodymyr Zelensky (Ucrânia), Vladimir Putin (Rússia) e o millennial Gabriel Boric (Chile). 

Instagram/Reprodução
Sonia Guajajara é uma líder indígena e entrou para lista das 100 pessoas mais influentes do mundo - Instagram/Reprodução

Quem é Sonia Guajajara?

De acordo com o texto de apresentação publicado pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), Sonia Guajajara precisou sair de casa aos 10 anos de idade para trabalhar. Os pais dela, inclusive, não sabiam ler.

"Apesar disso, ela desafiou as estatísticas e conseguiu se formar na universidade. Desde tenra idade, ela lutou contra forças que tentam exterminar as raízes de sua comunidade há mais de 500 anos", escreve o ativista.

Sonia foi a 1ª indígena entrar para uma chapa presidencial

Sonia Guajajara já tinha se destacado anteriormente. Em 2018, ela também fez história ao ser a primeira mulher indígena em uma chapa presidencial no Brasil.

O trabalho dela junto à COP26 também fomentou a criação de um fundo de US$ 1,7 bilhão aos povos indígenas.

"Sônia resistiu e continua resistindo até hoje: contra o machismo, como mulher e feminista; contra o massacre de povos indígenas, como ativista; e contra o neoliberalismo, como socialista", disse Guilherme Boulos

"Ela é uma inspiração, não só para mim, mas para milhões de brasileiros que sonham com um país que salda suas dívidas com o passado e finalmente acolhe o futuro", complementou.

*Com informações do UOL

Tags

Autor