SAÚDE

Renata Capucci revela que convive com Doença de Parkinson há 4 anos: '

Renata Capucci deseja inspirar outras pessoas que vivem com o diagnóstico a falar sobre o assunto

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 27/06/2022 às 11:08
Notícia
X

A jornalista Renata Capucci revelou que convive com o diagnóstico da Doença de Parkinson há quatro anos, abrindo o jogo sobre o assunto no podcast “Isso é Fantástico”, da Globo. Na entrevista, Renata diz que finalmente se sentiu confortável para revelar esse “segredo” da sua vida.

“Você se sente vivendo uma vida fake, porque parte de você é de um jeito e você fica escondendo a outra parte de outras pessoas, no meu caso a maioria das pessoas, porque eu sou uma pessoa pública”, disse.



Capucci disse que foi diagnosticada com a Doença de Parkinson em outubro de 2018, quando tinha 45 anos. Os primeiros sintomas apareceram durante sua participação no programa ‘Popstar’, atração musical da qual ela foi uma das finalistas.

Inicialmente, a jornalista disse que passou a mancar e sentir enrijecimento muscular. Depois de fazer sessões de fisioterapia e osteopatia, ela não percebeu nenhuma melhora nos sintomas.

“Em um dado momento, no meio do Popstar, depois do sexto programa, eu estava em casa e o meu braço subiu sozinho, enrijecido. E o meu marido que é médico, logo depois do programa, me levou para um hospital que tinha emergência neurológica e eu fui diagnosticada com Parkinson”, revelou.



Além disso, ela também revelou que já passou por episódios depressivos em relação à doença, mas que agora sua relação com o diagnóstico melhorou. Hoje, aos 49 anos, Renata disse que gostaria de encorajar outras pessoas que passam pela mesma situação a falar sobre o assunto.

"Só que eu estou aqui para dizer isso para vocês, para quem está ouvindo o podcast, porque eu estou viva. Quatro anos depois, eu estou bem, eu sou feliz. Eu não quero virar mártir. Eu não quero que tenham pena de mim. Ao contrário, eu tenho orgulho da minha trajetória. Eu tenho orgulho da maneira como eu encaro essa doença, porque eu encaro ela de frente hoje. Já passei por todas as fases, da depressão, da negação. Hoje, eu estou na fase cinco que eu olho essa doença de frente e eu falo assim: ‘Senhor Parkinson, eu tenho você, você não me tem’. Eu faço tudo o que eu posso de exercício, de remédio e eu tenho uma vida positiva. Eu me sinto feliz, apesar de tudo. Eu não sou café com leite por ter doença de Parkinson, eu faço todas as matérias. Não me sinto diminuída”, declarou.

Tags

Autor