PODCAST

A MULHER DA CASA ABANDONADA: Margarida Bonetti abandonou a mãe idosa nos Estados Unidos? Saiba a história chocante de negligência

Mãe de Margarida Bonetti foi trazido dos EUA para o Brasil pelo serviço diplomático porque filhas não se responsabilizaram pela idosa abandonada

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 13/07/2022 às 10:17
Notícia
X

Um novo episódio do podcast 'A Mulher da Casa Abandonada' foi ao ar nesta quarta-feira (13).

Agora, Chico Felitti esclarece os pormenores jurídicos que envolvem o caso de Margarida Bonetti, acusada de ter mantido uma mulher em condições análogas à escravidão por 20 anos nos Estados Unidos, com seu então marido Renê Bonetti.

 

Bonetti fugiu das investigações do FBI, no início dos anos 2000, para o Brasil, onde se protegeu da lei estadunidense porque o governo brasileiro não extradita seus cidadãos para serem julgados em outros países.

Entretanto, uma nova informação trazida pelo podcast chocou os ouvintes. Em 2000, quando Renê Bonetti foi acusado e levado ao julgamento pelos crimes nos Estados Unidos a mãe de Margarida, Maria de Lourdes Danso Vicente de Azevdo, foi ao país depor em favor do genro.

Margarida Bonetti abandonou a mãe idosa?

Então com 85 anos, Maria de Lourdes viajou para o exterior sozinha para prestar depoimento. Com Renê Bonetti condenado e preso, a idosa ficou sozinha na casa da família após o julgamento. Lá, ela caiu e quebrou o quadril, sendo levada a um hospital onde ficou por cerca de três meses.

Em maio de 2000, o jornal 'O Globo' publicou uma reportagem sobre a história: "Brasileira de 85 anos é abandonada nos EUA".

"Abandonada pela família no hospital de um subúrbio da capital americana, e sem dinheiro para pagar a conta da internação que já leva várias semanas, Maria de Lourdes Danso Vicente de Azevedo, de 85 anos, deve ser repatriada pelo Consulado do Brasil", diz a matéria da época.

À reportagem, o consulado brasileiro afirma que tentou entrar em contato com as três filhas de Maria de Lourdes, mas nenhuma se responsabilizou por ir buscar a mãe.

Na matéria, Maria de Lourdes justifica por que a filha, Margarida, acusada dos crimes, não foi com ela para os Estados Unidos. "Minha filha Margarida está no Brasil, quase morrendo", disse.

VÍDEO: Quem é 'a mulher da casa abandonada'? Saiba tudo sobre a história que tomou conta da internet

Semanas depois de a reportagem ser publicada, Maria de Lourdes foi trazida de volta ao Brasil pelo serviço diplomático. Aqui, ela voltou a viver na casa abandonada com Margarida.

Maria de Lourdes também foi abandonada pela família no necrotério

O programa 'Cidade Alerta', da Record TV, noticiou nesta semana que "a mulher da casa abandonada" demorou 3 meses para enterrar a própria mãe, cujo corpo ficou em um necrotério de São Paulo.

Maria de Lourdes morreu aos 97 anos, no Hospital das Clínicas de São Paulo. De acordo com informações da reportagem, a causa da morte foi insuficiência cardíaca e renal, em 18 de julho de 2011. Porém ela apenas foi enterrada no dia 16 de outubro do mesmo ano.

Isso só aconteceu porque um funcionário do serviço de verificação de óbito da USP abriu um boletim de ocorrência para que Margarida fosse até o local liberar o corpo da mãe.

"Ela foi lá, resolveu tudo, comprou o caixão, mas não foi liberar o corpo", afirmou o agente funerário. "Como eu não podia sepultar o corpo sem a família, eu precisei fazer um boletim de ocorrência para ter respaldo", completou, lembrando em seus 35 anos de ofício esta foi a única vez que fez um B.O para sepultar alguém.

VÍDEO: Amiga revela o que a Mulher da Casa Abandonada falava sobre empregados

Tags

Autor