JUSTIÇA

A MULHER DA CASA ABANDONADA: quem é e onde está Renê Bonetti? Qual foi a sentença do marido de Margarida? Entenda o caso do FBI contra os Bonetti

Margarida e Renê Bonetti escravizaram uma empregada doméstica nos Estados Unidos

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 04/07/2022 às 20:41 | Atualizado em 05/07/2022 às 17:20
Notícia
X

O caso de Margarida Bonetti, a brasileira que fugiu dos Estados Unidos investigada por um crime, e mora em uma casa abandonada em São Paulo é chocante e dominou as conversas nas redes sociais nos últimos dias.

O podcast investigativo 'A Mulher da Casa Abandonada', do jornalista Chico Felitti e produzido pela Folha de S. Paulo, se tornou um grande sucesso e tem comovido os ouvintes com uma história que parece de ficção. No podcast, Felitti investiga a vida de Margarida, mas também do seu ex-marido Renê Bonetti, que também foi investigado e, depois, acusado, pelo FBI de um dos crimes mais hediondos.

O atual destino de Margarida muitos já sabem: ela fugiu dos Estados Unidos no meio da investigação no início do milênio e, desde então, mora em Higienópolis, um dos bairros mais caros de São Paulo, na mansão da sua família. O imóvel, entretanto, está decadente e sem cuidados e foi um dos pontos que levou o jornalista a investigar quem morava ali dentro.

Margarida nunca foi indiciada pelo crime cometido, mas Renê Bonetti foi investigado, acusado e condenado pela Justiça dos Estados Unidos em 2001. O paradeiro do brasileiro, entretanto, é um dos muitos mistérios que permeiam a história contada no podcast 'A Mulher da Casa Abandonada'. 

Quem é Renê Bonetti? Onde está o marido de Margarida?

Renê Bonetti é um engenheiro brasileiro que em 1979 se mudou para os Estados Unidos com a esposa, Margarida Bonetti. O casal se instalou no estado de Maryland, em uma cidade nos arredores de Washigton, DC. 

Reprodução/TV Globo
Renê Bonetti após sua condenação, em reportagem da TV Globo, exibida em 2000 - Reprodução/TV Globo

Na casa, os Bonetti mantinham mais uma pessoa: uma brasileira, cujo nome e identidade são preservados, que 'ganharam' como presente de casamento. Uma empregada doméstica que, segundo reportagens e investigações, trabalhava de domingo a domingo sem salário e apanhava de acordo com o humor da patroa.

No quarto episódio do podcast, Chico Felitti investiga onde está Renê Bonetti, ex-marido de Margarida que, em 2001, foi condenado pelo crime de manter a empregada doméstica em condições análogas à escravidão.

Julgado, Renê foi condenado a 6 anos e meio de prisão e o pagamento de US$ 100 mil de multa ao Estado e, no mínimo US$ 110 mil em salários devidos à vítima.

Após cumprir sua pena, Bonetti hoje é diretor de uma grande empresa de tecnologia que presta serviço à Nasa, de acordo com o apurado poro Felitti em 'A Mulher da Casa Abandonada'.

VÍDEO: Renê Bonetti foi condenado nos Estados Unidos por escravizar brasileira

Tags

Autor