Diagnóstico

O QUE É A SÍNDROME SENSORIAL? ENTENDA diagnóstico de Bless, filho de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso

A atriz desabafou como se sentiu quando soube do diagnóstico do pequeno

Imagem do autor
Cadastrado por

Lara Calábria

Publicado em 05/02/2023 às 22:33
Notícia
X

Recentemente, a atriz Giovanna Ewbank fez um desabafo a respeito do seu filho, Bless, de 8 anos.

Na ocasião, a atriz estava em uma entrevista no podcast "Quem Pode, Pod". Gio abriu o jogo e chegou a chorar quando falou do diagnóstico de Síndrome Sensorial do filho.

SÍNDROME SENSORIAL: ENTENDA o que é

Bastante sentida, atriz conta que, inicialmente, achou que Bless estivesse apenas com ‘frescura’. O menino é fruto da relação com o ator Bruno Gagliasso. Juntos, eles também são pais de Titi e Zyan.

Reprodução/Instagram
O QUE É SÍNDROME SENSORIAL? Entenda diagnóstico de BLESS, filho de GIOVANNA EWBANK e BRUNO GAGLIASSO - Reprodução/Instagram

A síndrome sensorial ou Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) se trata de uma situação em que tanto o cérebro, quanto o sistema nervoso do indivíduo apresentam dificuldades para processar estímulos do ambiente e os sentidos.

"Durante a pandemia, o Bless começou a ficar muito aéreo, [fazendo] algumas coisas que eu achava um pouco estranhas. Comecei a achar que ele poderia ter um grau de autismo, até que uma médica em São Paulo o diagnosticou com uma síndrome sensorial. Ele ouve mais do que nós todos, ele sente mais, sente mais cheiro", disse a atriz.

SINAIS DA SÍNDROME SENSORIAL

Giovanna Ewbank ainda desabafou sobre diferentes situações que a fez ficar atenta ao comportamento do filho. Foi após o diagnóstico que a atriz e Bruno Gagliasso puderam aprender mais sobre a situação. A atriz conta que se sentiu culpada.

Diversas vezes ele passava, por exemplo, pela cozinha, e falava: 'ai, que cheiro forte!'. E eu falava: 'Bless, para com isso. É frescura, filho! É o cheiro da cebola'. Quando ele pisava na grama e falava: 'me tira daqui!'. E eu falava: 'filho, para de frescura, é só grama'. Queria muito colo, não gostava de ir para o meio do mato - onde a gente vai muito - porque o barulho das moscas incomodava ele

 Ao fim do programa, Giovanna aproveitou para fazer um alerta para os pais. Segundo ela, se não tivesse tido um olhar atento, poderia ter repreendido Bless e achado que as particularidades eram 'frescura' por muito mais tempo. 

''E hoje, o Bless vive com essa síndrome sensorial muito bem. Mas foi preciso o meu olhar, o olhar do Bruno, o olhar de vários médicos para que a gente entendesse a condição do Bless. Eu poderia pensar que era frescura pelo resto da vida''.

 

Tags

Autor