SINTOMAS DE SÍNDROME DE BURNOUT: Conheça 8 SINTOMAS e SINAIS de BURNOUT e saiba SIGNIFICADO do termo
Essa condição é mais comum entre pessoas que precisam realizar um trabalho estressante ou sob muita pressão
A síndrome de burnout, ou apenas burnout, consiste em uma condição em que o indivíduo se sente esgotado, fisicamente e emocionalmente.
Isso acontece, em geral, quando o paciente está exposto à um trabalho muito estressante ou submetido a pressão constante. Apesar de estar atrelada à vida profissional, a síndrome de burnout também pode se desenvolver a partir de outras situações.
Os sintomas dessa condição variam bastante de pessoa para pessoa. A síndrome de burnout envolve sinais físicos, emocionais e comportamentais.
Assim, apresentamos 8 dos sintomas mais comuns de síndrome de burnout
1. Exaustão física
Pacientes com síndrome de burnout costumam sentir exaustão física constantemente, mesmo após descansar.
2. Exaustão emocional
Indivíduos que sofrem com o burnout podem se sentir emocionalmente drenados e desprovidos de sentimentos positivos. Pessimismo e apatia são comuns.
3. Despersonalização
Pessoas com síndrome de burnout costumam desenvolver um comportamento negativo em relação ao trabalho e podem se distanciar dos colegas ou de qualquer um ao seu redor.
4. Baixo desempenho
Pacientes com burnout podem ter problemas para se concentrar, tomar decisões ou realizar tarefas do dia a dia. Isso pode diminuir seu desempenho no trabalho e em outras áreas da vida.
5. Insônia
Indivíduos com síndrome de burnout podem apresentar dificuldades para adormecer e manter uma rotina de sono regular, por causa da preocupação constante com trabalho e outros problemas.
6. Enfraquecimento da saúde física
Pessoas que sofrem com o burnout podem apresentar sintomas físicos, como dores de cabeça, no peito ou musculares. Problemas gastrointestinais e aumento da pressão também são comuns.
7. Isolamento
Pacientes com essa condição podem evitar interações sociais em geral e perder o interesse em atividades antes apreciadas.
8. Consumo de substâncias
Indivíduos que sofrem com a síndrome da burnout podem recorrer ao álcool, cigarro ou outras drogas para lidar com estresse e os sentimentos negativos.
A síndrome de burnout não é oficialmente reconhecida em todos os sistemas de saúde, no entando, essa condição equivale a um problema mental significativo relacionado ao trabalho.
Caso você apresente sintomas de burnout, procure ajuda profissional e apoio. Converse com médicos e psicólogos para avaliar sua condição. Se for possível, faça mudanças no ambiente de trabalho.