ALIMENTOS QUE AUMENTAM A PRESSÃO: Se você sofre de pressão alta, veja quais são os alimentos ''proibidos''
Estes alimentos contribuem com o aumento da pressão no sangue
A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é um problema que acomete milhares de brasileiros. Dados do Ministério da Saúde indicam a doença atinge aproximadamente 30 milhões de pessoas, 25% da população do país, e mata cerca de 300 mil pessoas todos os anos.
O problema fica ainda mais grave porque a hipertensão pode ser, também, uma condição que causa ou agrava doenças secundárias e mais graves, principalmente ligadas ao coração e respiração.
50% dos hipertensos são idosos. De toda forma crianças e adolescentes não estão livres, afinal, a doença pode ser desenvolvida por hábitos.
CONHEÇA OS ALIMENTOS QUE AUMENTAM A PRESSÃO ALTA:
- Alimentos embutidos
- Alimentos industrializados ricos em sal
- Alimentos enlatados
- Bolachas
- Sopas em pó
- Sanduíche de presunto e queijo
- Refrigerantes e sucos diet
- Macarrão instantâneo
- Alimentos prontos congelados
- Azeitonas e outros alimentos em conserva
- Shoyu e outros temperos industrializados
COMO SABER SE A PRESSÃO ESTÁ ALTA?
Em pessoas adultas, o normal para a pressão sistólica (em centímetros de mercúrio) está em 10 e vai até 13,9 cm Hg e para a diastólica, 6 a 8,9 cm Hg. Quando acima destes limites, os números podem indicar a possibilidade de desenvolvimento doenças cardiovasculares.
O QUE É A PRESSÃO ALTA (HIPERTENSÃO)?
De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. O desenvolvimento se dá quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.
PRESSÃO ARTERIAL CAUSAS: VEJA PRINCIPAL MOTIVO DA HIPERTENSÃO
A hipertensão pode ser causada por diferentes razões. A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial. No entanto, a predisposição genética também tem papel fundamental.
SIMTOMAS: CONFIRA OS PRINCIPAIS SINAIS DA HIPERTENSÃO
Apesar de identificada apenas por exames, alguns sinais podem alertar sobre o desenvolvimento da doença, como náuseas, tontura, dor de cabeça forte, dificuldade para respirar, cansaço excessivo, visão embaçada, dor no peito, perda da consciência e ansiedade excessiva.
Esta matéria não é capaz de fornecer diagnósticos. Consulte profissionais.