Teste de farmácia ou exame de sangue: qual o melhor TESTE DE GRAVIDEZ? Saiba as diferenças
Teste de gravidez de farmácia e de laboratório são eficazes, mas devem ser feitos em períodos diferentes
Muitas mulheres ficam em dúvida sobre qual teste de gravidez fazer assim que tem os primeiros sintomas de uma possível gestação, como o atraso da menstruação e enjoos. Para fazer essa escolha da melhor forma é preciso saber que os testes de farmácia e o teste de laboratório têm algumas diferenças.
Enquanto o teste de gravidez de farmácias só pode ser feito a partir do 1º dia do atraso da menstruação, o exame de sangue pode ser realizado a partir do 12º dia após o período fértil, antes do atraso da menstruação.
Qual teste de gravidez fazer?
Ambos os testes, tanto o de farmácia quanto o de sangue, feito em laboratórios, são eficazes, mas é preciso estar atento às diferenças. O teste de farmácia é capaz de detectar o hormônio beta HCG através da urina, mas a quantidade desse hormônio varia com os dias de gravidez.
Caso seja realizado muito cedo, em um período que o hormônio ainda está indetectável na urina, o teste de farmácia pode apresentar um falso negativo. Por isso, se a mulher tiver sintomas de gravidez, deve repetir o teste após 3 ou 5 dias.
Já o exame de sangue feito em laboratório, além de ser mais preciso na detecção do hormônio, também é capaz de informar de quantas semanas encontra-se a gestação, caso dê positivo. Isso porque o nível do hormônio beta HCG no corpo da mulher vai aumentando com o passar da gravidez, de forma que quanto mais alto, mais tempo tem a gestação.
Como fazer o exame do beta HCG no laboratório?
Para realizar o teste de gravidez em laboratório não é necessário prescrição médica e nem estar de jejum. Porém, alguns laboratórios pedem que a mulher faça jejum de pelo menos 4 horas antes da coleta do sangue, por isso é importante que você se informe no laboratório que pretende realizar o teste.
O resultado do exame de sangue sai algumas horas após a realização e deve ser feito pelo menos uma semana após a relação sexual sem preservativo, mesmo sem o atraso da menstruação, para ter um resultado confiável.