GRAVIDEZ

Teste de farmácia ou exame de sangue: qual o melhor TESTE DE GRAVIDEZ? Saiba as diferenças

Teste de gravidez de farmácia e de laboratório são eficazes, mas devem ser feitos em períodos diferentes

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 30/05/2022 às 11:03
Notícia
X

Muitas mulheres ficam em dúvida sobre qual teste de gravidez fazer assim que tem os primeiros sintomas de uma possível gestação, como o atraso da menstruação e enjoos. Para fazer essa escolha da melhor forma é preciso saber que os testes de farmácia e o teste de laboratório têm algumas diferenças.

Enquanto o teste de gravidez de farmácias só pode ser feito a partir do 1º dia do atraso da menstruação, o exame de sangue pode ser realizado a partir do 12º dia após o período fértil, antes do atraso da menstruação.

Qual teste de gravidez fazer?

Ambos os testes, tanto o de farmácia quanto o de sangue, feito em laboratórios, são eficazes, mas é preciso estar atento às diferenças. O teste de farmácia é capaz de detectar o hormônio beta HCG através da urina, mas a quantidade desse hormônio varia com os dias de gravidez.

Caso seja realizado muito cedo, em um período que o hormônio ainda está indetectável na urina, o teste de farmácia pode apresentar um falso negativo. Por isso, se a mulher tiver sintomas de gravidez, deve repetir o teste após 3 ou 5 dias.

Já o exame de sangue feito em laboratório, além de ser mais preciso na detecção do hormônio, também é capaz de informar de quantas semanas encontra-se a gestação, caso dê positivo. Isso porque o nível do hormônio beta HCG no corpo da mulher vai aumentando com o passar da gravidez, de forma que quanto mais alto, mais tempo tem a gestação.

Como fazer o exame do beta HCG no laboratório?

Para realizar o teste de gravidez em laboratório não é necessário prescrição médica e nem estar de jejum. Porém, alguns laboratórios pedem que a mulher faça jejum de pelo menos 4 horas antes da coleta do sangue, por isso é importante que você se informe no laboratório que pretende realizar o teste.

O resultado do exame de sangue sai algumas horas após a realização e deve ser feito pelo menos uma semana após a relação sexual sem preservativo, mesmo sem o atraso da menstruação, para ter um resultado confiável.

Tags

Autor