PAIS E FILHOS

Características dos pais refletem no comportamento dos filhos; psicólogo explica

A primeira grande referência em construção de personalidade de um sujeito são os pais

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 30/05/2022 às 11:40
Notícia
X

Muitas características da personalidade dos pais refletem no comportamento dos filhos. O psicólogo André Barbosa afirmou que a primeira grande referência em construção de personalidade de um sujeito, que acontece na infância até os 9 anos, são os pais.

“Obviamente, os comportamentos dos pais vão modelando a forma que eles devem agir e se comportarem no mundo”, diz.

Segundo o profissional, é por isso que é importante que os pais sejam coerentes naquilo que falam e fazem. “A criança busca referência do comportamento, principalmente do que é feito diante dos olhos da criança. Aquilo ali é um modelo que ela deve seguir, que ela acaba sendo impactada e influenciada bastante por isso”, explica André.

André explicou ainda que existem outros fatores de influência do comportamento, da personalidade, de construção do sujeito, como, por exemplo, a genética. Além disso, o círculo social da criança acaba 'modelando' o comportamento e psiquismo.

“Para entrar nesse modelo social a gente acaba criando tendências de adaptação ao meio. Por isso, o meio também modela, por nós sermos animais sociais, a forma como a gente vai agir lá fora,” esclarece o profissional.

Ainda conforme o psicólogo, o meio acaba trazendo algumas coisas para o nosso comportamento. “A gente não consegue simplesmente criar caixinhas, né? Caixinhas de como o eu, meu selfie vai se comportar no externo e como meu selfie vai se comportar no interno. A gente acaba sempre carregando algumas essências do que a gente vê lá fora”, disse.

Por fim, Barbosa confirmou, mais uma vez, que existe muita influência no comportamento dos pais na construção de personalidade dos filhos e também existe também muita influência e impacto dessa vida social e dos amigos no comportamento do sujeito, dessa criança.

Tags

Autor