MODA

Modelos de destaque da São Paulo Fashion Week trazem representatividade às passarelas

Representatividade e diversidade dá o tom do São Paulo Fashion Week - N53

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 02/06/2022 às 10:36
Notícia
X

A São Paulo Fashion Week - N53 começou no último dia 31 de maio e vai até 4 de junho, reunindo 22 desfiles presenciais e 19 apresentações digitais. Com diversidade nas passarelas, a representatividade dá o tom dessa edição.

Os desfiles físicos acontecerão no Senac Lapa Faustolo, no Komplexo Tempo, no Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP), no Teatro FAAP e no Hotel Rosewood. Já os desfiles virtuais mostram que o evento busca se reinventar, de olho no digital. "O formato hibrido veio para ficar", comenta Paulo Borges, organizador da SPFW, considerada a maior Semana de Moda da América Latina, em entrevista para o site Nossa. "São novos formatos que estão sendo testados e aprimorados a cada momento." 

As 41 marcas que desfilam na SPFW apostaram na diversidade de rostos e corpos para abrilhantar a passarela.

Conheça a seguir algumas modelos de destaque no evento:

Descendente de indígenas da comunidade Aruans, Emilly Nunes, da agência WAY, desfila para a Misci, entre outras outras. Aos 23 anos, a modelo chegou a trabalhar como operadora de caixa, em um supermercado do Pará, e vendedora de uma empresa de telefonia, ofertando chips para celulares nas ruas.

Criada entre Belém e a paradisíaca Ilha de Marajó, a bela já estrelou capa da Vogue e publicidades de prestigiadas grifes, como Lenny Niemeyer.

Já a bela Dandara Queiroz, também da WAY, desfila para SANKOFA: SILVÉRIO, entre outras grifes. Descendente de índios Tupis, a jovem de 24 anos nascida em Araçatuba (SP) e criada em Três Lagoas (MS) já atuou na Alemanha, trabalhou para marcas como Animale, Farm, Havaianas, Aeropostale, Água de Coco, Lilly Sarti, Cia Marítima e Lenny Niemeyer, entre diversas outras, além de editoriais para Vogue, Elle e L'Officiel.

Modelo há pouco mais de um ano, dedica-se nas horas vagas à realização de pinturas indígenas, poemas e composições, além da prática de Muay Thai. Formada em Arquitetura e Urbanismo, já foi corretora de seguros e vendedora de geladinhos. Adepta do vegetarianismo, dedica-se a ações em prol de animais abandonados e da preservação do meio-ambiente.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Dandara (@dandarajqueiroz)

A representatividade transgênero é desfilada por nomes como Gabrielle Gambine, da agência MIX, que participa da apresentação da grife Martins, entre outras. Despontando na moda e na TV, a modelo e atriz transgênero fez sua estreia nas telinhas recentemente, integrando o elenco de "Verdades Secretas 2", da Rede Globo.

Sobrinha de Roberta Close, a bela nascida no Rio de Janeiro tem 23 anos e coleciona trabalhos para prestigiadas grifes. Começou a carreira aos 18, por incentivo de amigos e, desde então, estrelou campanhas para MAC, Avon e Havaianas, além de editoriais para Vogue e Glamour.

Gabrielle usa a moda e a atuação na TV como plataformas para inclusão e respeito às pessoas trans e travestis: "há um longo caminho a percorrer na luta contra o preconceito", afirma.

O belo Sam Porto, da WAY, desfilará para Igor Dadona e Martins, entre outros. Primeiro homem trans a desfilar no SPFW, em 2019, Sam retorna ao evento trazendo representatividade às passarelas.

Nascido em Brasília, o modelo de 27 anos conquistou o posto de recordista de desfiles na edição SPFW N48. Antes do sucesso na moda, chegou a trabalhar como tatuador e estudar Design Gráfico.

Já posou para o premiado fotógrafo Mario Testino, estrelou a capa digital da Vogue e figurou em editoriais de moda de publicações como Marie Claire e Made in Brazil, entre outras. A performance marcante repercutiu em veículos de todo o mundo, como o The Washington Post, que deu espaço de destaque ao modelo.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por S a m P o r t o (@samporto)

A aposta Oda Thaylor, da JOY, desfila para Sankofa: Naya Violeta, entre outros. Natural do arquipélago de Cairu, na Bahia, a modelo de 22 anos, viu sua vida mudar repentinamente.

Revelada pelo The Look Of The Year em 2020, a bela conquistou patamar de aposta da moda. Antes de debutar nas passarelas, chegou a trabalhar como garçonete em sua cidade natal.

"Sou travesti, preta, já morei numa casa de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ em Salvador, chamada Casa Aurora. Identidade de gênero, sexualidade, empoderamento racial e questões sociais me atravessam, marcam a composição de minha história", afirma.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por ÔDA (@oda_cairu)


A modelo Barbara Britto, da WAY, desfilará para Martins, entre outros.

Nascida em São José dos Campos, Barbara mudou-se para a capital paulista em busca de oportunidades: tornou-se uma das estrelas de "Born to Fashion", programa do canal E!, desfilou na São Paulo Fashion Week e na Casa de Criadores.

A bela de 25 anos é integrante do MEXA, coletivo formado por pessoas em situação de vulnerabilidade e por membros da comunidade LGBTQIA+.

Movimento body positivity tem lugar na SPFW

A diversidade de corpos também entra em pauta, com a beleza de Raphaella Tratske (WAY), que desfila para Martins, entre outros. Nascida em Joaçaba, pequeno município de Santa Catarina, a modelo plus size vem quebrando padrões.

Aos 27 anos, engrossa o movimento body positivity e tem conquistado espaço na moda desde 2015. Já estrelou campanhas para grifes como Farm, Renner, Shoulder, Hering e Jogê, entre diversas outras. Sucesso também na dança, foi eleita por Pabllo Vittar para mostrar todo seu suingue no show “I am Pabllo”.

"Minha medidas não me impedem de fazer nada. Eu visto manequim 46, com muito orgulho e cheia de saúde! Meu corpo é a ferramenta que uso para mostrar a minha arte", afirma.

Representatividade negra nas passarelas

Fundadora do projeto "Pretos na Moda", Natasha Soares (WAY) desfilará para Misci, entre outros. Nascida no Rio de Janeiro, a modelo de 25 anos tornou-se importante voz na luta antirracista: é coautora do projeto Sankofa, vem conquistando espaço e oportunidade para profissionais pretos no mercado.

Representante da causa racial, a bela já trabalhou como babá até despontar na moda e estrelar trabalhos para clientes do primeiro escalão, como Lancôme, Givenchy e Fenty, em editoriais para Vogue, e ter atuado em mercados como Inglaterra, França e Milão.

Andressa Litore (MIX) desfilará para Martins, entre outros. Nascida em São Gonçalo e moradora da Mangueira, a jovem de 23 anos trabalhava como trancista, para ajudar a engordar a renda familiar: "venho de uma família muito humilde e de um lugar sem muita perspectiva", revela.

Sucesso na moda, já trabalhou para grifes como Aluf, Isac Silva, Lucas Leão e Riachuelo, além de ter posado para a revista Dazed.

"Quando era mais nova, nunca tive ninguém como referência, pra me ver ali e entender que eu também tenho potencial. Quero ser isso, trazer essa referência pra meninas parecidas comigo, que venham de onde eu vim", finaliza.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Andressa Litore (@andressalitore)

A belíssima Vivica (WAY) desfilará para Sankofa: Silvério e Misci, entre outros. Atleta desde os cinco anos de idade, Vivica concilia as provas de salto com as passarelas.

As longas passadas da paulistana de 20 anos já lhe renderam títulos importantes no atletismo: foi campeã brasileira sub-16, segunda melhor do Brasil sub-18 e sub-20, além da terceira melhor colocação no campeonato Sul-americano sub-18.

Aposta da moda, foi descoberta em 2020, através da seleção virtual de modelos da WAY Model. Desde então, já foi fotografada pelo premiado Bob Wolfenson, estrelou editoriais para Vogue e Elle, e foi eleita para estrelar a campanha da Ge beauty - marca de beleza de Camila Coutinho.

A jovem já treinou em organizações como Criança Esperança e Ginásio Ibirapuera, e praticou corridas rasas e com barreiras. Desde 2010, integra o COTP - Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires, em São Paulo, onde segue praticando provas de salto triplo e à distância, conciliando com as mais disputadas passarelas da moda.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vivica (@vivica)

Tags

Autor