MODA

TENDÊNCIAS 2022: Os piercings nos dentes estão de volta! Saiba tudo sobre o acessório que tem feito a cabeça das famosas

Gkay, Luisa Sonza e Rosalía são algumas das celebridades que já aderiram à tendência dos piercings nos dentes, que foi sucesso no início dos anos 2000

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 13/06/2022 às 11:01
Notícia
X

Os anos 2000 estão de volta! Pelo menos, as tendências de moda e beleza que fizeram a cabeça das mulheres no início do século estão fazendo seu comeback.

Gloss labial, cintura baixa, mini saias e muitas cores são os carro-chefe da revisitação aos anos 2000 - também conhecida como estética Y2K -, mas os piercings no dente não ficaram para trás. O Pinterest, rede social de inspirações, já tinha previsto o retorno do piercing para dentes em seu relatório de possíveis tendências para 2022 e, como estamos vendo, a previsão se concretizou.

 

Recentemente, a influenciadora e empresária Gkay postou que fez a aplicação de um piercing em diamante em um de seus dentes, o que logo causou burburinho nas redes sociais. Mas, ela não é a primeira famosa a aderir à moda, que já conquistou outras brasileiras como as influenciadoras Karen Bachini e Nátaly Neri.

Fora do Brasil, até Rihanna e Madonna são adeptas dos acessórios dentais, mas no caso dela são os grillz, outro tipo de aplicação de joias nos dentes. A cantora espanhola Rosalía também aparece frequentemente com uma mistura de grillz e piercings. Os piercings dentários também apareceram na capa do álbum “Caprisongs”, da britânica FKA Twigs.

Divulgação
A cantora britânica FKA Twigs aparece com pierciengs nos dentes na capa do álbum 'Caprisongs' - Divulgação

Qual a história dos piercings de dente?

Por mais que esteja associado à moda dos anos 2000, quando fez bastante sucesso, o piercing de dente é mais antigo do que a gente pode imaginar. Historiadores mostram que desde 1800 a.C já existem registros de que os maias colocavam pedras de jade ou turquesa nos dentes para fins religiosos.

Para fins estéticos, os primeiros registros são do século 7 a.C. O povo etrusco utilizava uma espécie de aparelho de ouro para manter os dentes, que geralmente estavam frágeis, no lugar, ou para segurar dentes falsos. Porém, só pessoas ricas tinham acesso ao acessório, que era símbolo de luxo na época. Outros registros de acessórios dentários também mostram que em 1178 d.D., na região onde estão as Filipinas, existiram povos com dentes cravejados em ouro.

Com o passar dos séculos, o dente de ouro acabou se tornando um importante elemento da cultura negra e latina. Em 1970, o acessório se tornou popular entre os caribenhos, não apenas por estilo, mas por falta de condições financeiras para investir na saúde bucal.

Os dentes de ouro chegaram aos bairros de imigrantes nos Estados Unidos e não foi muito tempo depois que acabou influenciando a população e se tornando parte do estilo dos locais. Em 1980 e 1990, rappers passaram a usar o grillz, tornando-os símbolos definitivos da cultura hip hop.

O rapper estadunidente Nelly tem uma música inteira só sobre o acessório, que ao contrário dos piercings, funcionam como uma "capa" que é encaixada nos dentes e pode ser retirada. No clipe da música, o artista aparece usando o acessório como objeto de luxo - cravejado em diamantes e brilhantes - e símbolo de status.

Mas, afinal, o que são os piercings de dente que estão na moda?

Apesar de ser chamado de “piercing”, o acessório que está voltando à moda não precisa de perfuração para ser aplicado. O piercing dental é, na verdade, uma pedrinha - ou várias - que são fixadas na superfície do dente com uma cola especial, a mesma usada pelos dentistas para colar os brackets do aparelho fixo.

A dentista Ana Damski, especialista em grillz e outros acessórios para os dentes, explica que os piercings podem durar entre uma semana e um ano, dependendo dos cuidados e da alimentação da pessoa. Segundo ela, não há desgaste no dente para a aplicação, mas é preciso que seja feita manutenção com o dentista a cada 4 ou 6 meses.


“Se você não cuidar, pode ficar com infiltração, cárie, assim como pode acontecer com qualquer dente, e não só aqueles que têm piercing”, esclarece, em entrevista ao Bonita de Pele.

A especialista alerta que o acessório não deve ser aplicado em casa com cola superbonder, por exemplo, pois o material danifica o dente. Portanto, quem quiser aderir à moda, é importante procurar um profissional especializado para isso!

Por aqui, separamos algumas inspirações de piercing para o dente, mas você também pode se jogar nas buscas nas redes sociais. No Instagram, a hashtagh #toothgems já tem mais de 360 mil publicações. Confira:

Instagram/@cristalartdiente
Piercing no dente - Instagram/@cristalartdiente
Instagram/@melbourne.toothgems
Piercing no dente - Instagram/@melbourne.toothgems
Instagram/@melbourne.toothgems
Piercing no dente - Instagram/@melbourne.toothgems
Instagram/@tooth.fairy_seoul
Piercing no dente - Instagram/@tooth.fairy_seoul

Tags

Autor