SAÚDE

Conheça 8 famosos que têm esclerose múltipla, assim como a atriz Guta Stresser

Diversos famosos já compartilharam que vivem com a esclerose múltipla, doença neurológica autoimune

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 20/06/2022 às 12:58
Notícia
X

Em entrevista à revista Veja, a atriz Guta Stresser, mais conhecida por ter vivido a personagem Bebel no seriado ‘A Grande Família’, revelou que foi diagnosticada com esclerose múltipla (EM). Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com a doença e as mulheres são as mais atingidas.

De acordo com a neurologista Maria Lúcia Brito, há mais de duas décadas a esclerose múltipla não possuía um tratamento específico, mas esse panorama já mudou. A tecnologia e o avanço dos tratamentos já permite que os pacientes diagnosticados com EM tenham qualidade de vida e conforto, com limitações mínimas.

“Atualmente, contudo, há um protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes”, esclareceu, em entrevista do JC.

É graças a esses avanços que Guta Stresser e outros milhões de pacientes no Brasil convivem com as intercorrências da esclerose múltipla de maneira que não afeta de forma grave o seu cotidiano.

Além de Guta, outros artistas já falaram sobre terem sido diagnosticados com esclerose múltipla, como foi o caso das atrizes Cláudia Rodrigues e Christina Applegate. Abaixo, compilamos alguns famoso que convivem com a EM.

Confira:

Jack Osbourne

O filho do músico Ozzy Osbourne foi diagnosticado com esclerose múltipla após perder a visão de um olho de repente, depois do nascimento da sua filha. Jack Osbourne fez uma ressonância magnética, que constatou lesões no cérebro e na coluna.

Apesar da visão do artista ter voltado, o ator passou a lidar com a depressão, um dos efeitos colaterais comuns da EM. Segundo ele, o lado emocional da doença é a parte mais difícil, mas que tem tentado se manter ativo para não ter uma piora no quadro.

Christina Applegate

Diagnosticada com esclerose múltipla aos 49 anos, em 2021, Christina compartilhou em seu Twitter que tem lutado contra a doença em um “caminho estranho e difícil”. Apesar disso, a atriz diz que conta com muito apoio de pessoas próximas, inclusive de amigos que também sofrem com a doença.

Desde o anúncio, Applegate pediu privacidade para lidar com as consequências da doença e tem se mantido afastada da mídia.

Cláudia Rodrigues

A atriz brasileira Cláudia Rodrigues revelou que foi diagnosticada com EM em 2006 e se afastou dos trabalhos na televisão para iniciar o tratamento. Desde então, a atriz, que ficou mais conhecida pelo seu papel no seriado “A Diarista”, enfrentou diversas crises causadas pela doença e já foi internada algumas vezes com quadros graves. Apesar disso, Claudia se mostra um exemplo de força e superação e é considerada um dos ícones da luta contra a esclerose múltipla no Brasil.

Joan Didion

A escritora Joan Didion, hoje com 80 anos, foi diagnosticada com esclerose múltipla aos 30. No seu livro “O Álbum Branco”, de 1979, ela comenta sobre o diagnóstico. “O improvável se tornou a regra: coisas que só aconteceram com outras pessoas poderiam de fato acontecer comigo.”

Apesar de viver com a doença há 50 anos sem grandes problemas, nos últimos anos a saúde da escritora tem apresentado debilitações, como falta de controle das mãos. Entretanto, ela continua a escrever de forma primorosa.

Jamie-Lynn Sigler

Diagnosticada aos 20 anos com EM, Jamie-Lynn Sigler só veio a público para contar sobre sua condição aos 34. A atriz, famosa por estrelar a série “Família Soprano”, afirmou que viveu por muito tempo em negação em relação à doença.

“Eu pensei que significava cadeira de rodas. Achei que significava que a vida tinha acabado. E assim começou, tipo, meus quase 15 anos de negação. Não aceitava que era algo que fazia parte da minha vida porque eu não queria acreditar que esse seria o meu futuro”, disse à revista Glamour.

A atriz convive pacificamente com a doença e faz um tratamento semestral que a permite viver sua vida normalmente, sem grandes problemas relacionados à enfermidade.

Alan e David Osmond

Pai e filho foram diagnosticados com EM, mas não permitem que a doença e o medo os dominem. Em entrevistas, os dois dizem que vivem sob o lema: “Posso ter esclerose múltipla, mas a esclerose múltipla não me tem."

Alan, que é músico, precisou parar de se apresentar devido aos sintomas. Ele possui uma forma progressiva e mais rara da esclerose múltipla. Já seu filho, David, começou a sentir sintomas como perda da visão e dor no corpo com apenas 26 anos, e tem a versão mais comum da doença.

Selma Blair

A atriz Selma Blair foi diagnosticada com esclerose múltipla aos 40 anos, em 2018. Segundo ela, já vivia com os sintomas da doença há anos, mas que não eram levados a sério pelo seu médico. Após uma queda no consultório, o neurologista passou a investigar e encontrou o resultado.

Em 2019, Selma desfilou no tapete vermelho do Oscar com uma bengala e se tornou, desde então, uma porta-voz da para que se aumente a conscientização sobre a doença. A atriz diz que tem dormência no corpo, dificuldades com a fala, em mover a perna esquerda e um “olho preguiçoso”, sintomas que estão se agravando com o passar dos anos.

Tags

Autor