DIAGNÓSTICO

Guta Stresser, a Bebel de 'A Grande Família', é diagnosticada com esclerose múltipla: 'perdi o chão'

Guta Stresser procurou ajuda médica ao perceber que estava esquecendo palavras básicas e recebeu diagnóstico de esclerose múltipla

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 20/06/2022 às 8:44 | Atualizado em 20/06/2022 às 8:49
Notícia
X

A atriz Guta Stresser, mais conhecida por ter vivido a personagem Bebel na série "A Grande Família", revelou que recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla.

Com 49 anos, a artista contou que descobriu o diagnóstico depois de se submeter a diversos exames. A esclerose múltipla é uma doença neurológica desmielinizante autoimune crônica que é provocada por mecanismo inflamatório e degenerativo. Ou seja, se trata de uma doença em que o próprio corpo ataca a mielina, a capa de gordura protetora dos neurônios e que ajuda nas conexões entre eles.

"Após uma ressonância magnética, recebi enfim o diagnóstico: esclerose múltipla. Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante", contou Guta, em entrevista para a revista Veja.

Guta também revelou que buscou ajuda médica depois de perceber que estava esquecendo palavras básicas e entre outros sintomas, como dores musculares.

"Se ficava duas horas parada assistindo a um filme na TV, logo sentia dores musculares. Tinha formigamentos frequentes nos pés e nas mãos, enxaquecas fortíssimas e variações de humor. O pior era um zumbido constante no ouvido. Parecia que havia ali um fio desencapado, provocando um curto-circuito na minha cabeça", relembrou.

Para ela, o maior medo na hora do diagnóstico foi em pensar que ficaria totalmente paralisada com o tempo, já que a doença não tem cura. Mas, os médicos que a acompanham já iniciaram os tratamentos.

"Com a ajuda do neurologista, entendi que diagnóstico não é sentença e que, apesar da doença não ter cura, ela tem, sim, tratamento", explicou.

Tags

Autor