LEGUMES QUE "SUGAM" O AÇÚCAR DO SANGUE: Confira 7 LEGUMES QUE "TIRAM" O AÇÚCAR DO SANGUE e combatem GLICOSE ALTA e DIABETES
A diabetes mellitus é uma questão de saúde bastante comum, afetando atualmente cerca de 13 milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Essa condição é principalmente caracterizada pela falta ou absorção insuficiente do hormônio insulina, que é produzido pelo pâncreas. A insulina quebra o açúcar para fornecer energia ao nosso corpo.
Quando há escassez ou dificuldade na absorção desse hormônio, os níveis de açúcar no sangue aumentam.
TIPOS DE DIABETES
A diabetes se manifesta em dois tipos. O Tipo 1 ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente, devido ao ataque das células do sistema imunológico às células que produzem esse hormônio. Isso resulta no acúmulo de glicose no sangue.
No Tipo 2, há uma resistência à ação da insulina nas células. Esse tipo está especialmente ligado a fatores de risco como histórico familiar, excesso de peso, maus hábitos alimentares e falta de atividade física.
O diabetes tipo 2 se desenvolve lentamente e pode não apresentar sintomas por um longo período, sendo frequentemente diagnosticado após os 40 anos. Há riscos de complicações em vários órgãos, como rins e olhos.
SINAIS DE ALERTA PARA DIABETES
Alguns dos principais indícios de diabetes incluem cicatrização lenta de feridas, sensação de formigamento nas mãos e nos pés, fome frequente, vontade constante de urinar, infecções recorrentes em órgãos como bexiga, pele e rins, sede constante e visão embaçada.
VEGETAIS QUE AUXILIAM NO CONTROLE DO AÇÚCAR NO SANGUE
Para pessoas com diabetes, é fundamental manter uma alimentação equilibrada que ajude a controlar a doença.
LEGUMES QUE AJUDAM A COMBATER A GLICOSE ALTA
Em geral, devemos dar preferência a alimentos ricos em gorduras saudáveis, proteínas magras e fibras, como os vegetais listados a seguir: Alface, tomate, rúcula, acelga, abóbora, vagem e cebola.
PREVENÇÃO DO DIABETES TIPO 2
Uma vez que o excesso de peso e a obesidade estão entre os fatores de risco para o diabetes tipo 2, a prevenção pode ser facilitada pela adoção de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de algum problema de saúde, procure um médico para investigação e início de tratamento.
IMPORTANTE!
Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.