ATUALIZAÇÃO

Saiba todas as novidades: Google apresenta Android 12 e outras ferramentas

Inicialmente, o novo sistema está disponível para celulares Pixel e Samsung

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 18/05/2021 às 22:29 | Atualizado em 18/05/2021 às 22:33
Notícia
X

Google I/O, principal evento de desenvolvedores da multinacional, trouxe novidades para os consumidores de celular com o sistema operacional Android. Após ser cancelado em 2020, devido à pandemia da covid-19, o encontro foi realizado virtualmente nesta terça-feira (18). A informação mais esperada era do lançamento do Android 12.

O software receberá novos recursos de privacidade, segurança e multimidia. De acordo com o anúncio, o desempenho, promete uma vida útil maior da bateria, por causa da redução de 22% do tempo de CPU usado pelos aplicativos.

A nova versão do principal sistema operacional do Google foi considerado pela empresa o mais ambicioso em anos. Entre as principais mudanças estão: a alteração no visual no sistema. A paleta de cores, agora será personalizável, de acordo com a imagem de plano de fundo do usuário, com tons de azul, verde, rosa, amarelo e lilás. A adaptação das cores será feita por um sistema inteligente que analisa a imagem e descobre quais são os tons predominantes da foto, fazendo a personalização na tela. A versão de testes do Android 12 está disponível para smartphones Samsung e Xiaomi.

O Evento também aproximou ainda mais a Samsug da gigante da tecnologia. Foi anunciada uma parceria para juntar o Wear OS e o Tizen, sistemas dos relógios inteligentes das empresas. Além disso, o Google também revelou novidades para outros produtos, como as ferramentas empresariais do Workspace, as chamadas de vídeo pelo Meet, Google Fotos e avanços em inteligência artificial.

Android 12

  • Será possível tirar capturas de tela (prints) de telas completas. A ideia é que, logo depois de tirar o print, você possa adicionar texto e até emojis na captura;
  • Melhoria na integração com lojas de aplicativos de outras empresas;
  • O sistema ganhou um controle remoto integrado para sistemas com Android TV, como as novas gerações do Chromecast e TVs;
  • Os smartphones Pixel ganharão melhorias na câmera para representar com mais fidelidade fotos com pessoas negras;
  • Função "Modo pra uma Mão" onde a pessoa consegue diminuir o tamanho do display pra usar com uma única mão;

Segurança

O Google anunciou novas nas ferramentas de segurança para computador e celular. Entre eles: melhorias para o Password Manager, o aplicativo que gerencia senhas. Também foi anunciada Exclusão rápida de pesquisas; Bloqueio de pastas no Google Fotos e um novo Painel de privacidade.

Linguagem neural

O Language Model for Dialogue Applications (LaMDA), será uma nova ferramenta que utiliza linguagem neural para simular conversas reais. O CEO do Google, Sundar Pichai, exemplificou o uso do recurso simulando uma conversa de um usuário com o Plutão. O Planeta Anão deu "dicas" do que fazer caso alguém queira visitá-lo.

Google Maps

O aplicativo de mobilidade Maps ganhou novos recursos, entre as funções, está a sugestão de rotas mais seguras. A IA analisa as condições do trânsito, o clima e outros fatores, e indica as estradas mais tranquilas e rápidas, priorizando aquelas com menores índices de acidentes.

 

Tags

Autor