SISTEMA OPERACIONAL

Windows 11 é lançado oficialmente nesta terça-feira (5); saiba o que muda

O recurso já está disponível para os usuários em download gratuito ou atualização

Julianna Valença
Cadastrado por
Julianna Valença
Publicado em 06/10/2021 às 12:51
Divulgação/Windows
Novo sistema operacional do Windows é lançado. - FOTO: Divulgação/Windows
Leitura:

O Windows lançou oficialmente nesta terça-feira (5) a versão 11 do seu sistema operacional. A novidade foi anunciada em um evento online para jornalistas. O recurso já está disponível para os usuários em download gratuito ou atualização.

Com o lema “Aproximando você do que ama”, o novo recurso pretende facilitar a forma das pessoas se comunicarem através da internet. “Nossos computadores são mais do que processadores de texto e plataformas de aplicativos – eles são a porta que nos leva a tudo e a todos. E com a disponibilidade do novo Windows 11, elimina-se de uma vez por todas a complexidade para trabalhar, estudar, jogar e criar novas realidades”, escreveu a empresa em nota.

Para o Diretor de Produtos para Windows e Dispositivos da Microsoft, Panos Panay, o sistema cria experiências inspiradoras e que incentivam a criatividade do usuário. “O Windows 11 proporciona uma sensação de calma e abertura. Oferece um lugar onde você se sente em casa. É seguro e foi concebido para você se concentrar em si mesmo, incluindo o novo menu inicial, a barra de tarefas, os sons, as fontes e os ícones. Nossa equipe pensou em cada pixel e detalhe para proporcionar uma experiência mais moderna e atraente”, declarou.

O que muda?

Divulgação/Windows
Novo sistema operacional do Windows é lançado. - Divulgação/Windows
Divulgação/Windows
Novo sistema operacional do Windows é lançado. - Divulgação/Windows
Divulgação/Windows
Novo sistema operacional do Windows é lançado. - Divulgação/Windows

1 - Botão central e feed personalizado

O novo recurso apresenta o botão de iniciar no centro da barra de ferramentas, com isso é possível que o usuário tenha acesso rápido ao conteúdo e aos aplicativos nos quais está interessado. Além disso, um novo feed personalizado baseado em IA e na web pode ser criado.Para acessar o feed basta clicar ou deslizar o dedo da esquerda para a direita.

2 - Chat

O chat do Microsoft Teams possibilita conversas e chamadas por voz ou vídeo, independentemente do dispositivo ou da plataforma: Windows, Mac, Android ou iOS. Além disso, você pode abrir a experiência completa do Microsoft Teams diretamente no Chat para agilizar seus planos com agendamento de eventos, pesquisas rápidas, compartilhamento de arquivos e muito mais.

3 - Jogos

O Windows 11 foi concebido para jogos, com recursos inovadores que podem elevar a sua experiência de jogo em PC. Os usuários com o PC com tela compatível com HDR, o Auto HDR atualizará automaticamente mais de 1000 jogos DirectX 11 e DirectX 12 para uma gama muito mais ampla de cores e brilho. O Windows 11 também inclui a capacidade de ativar ou desativar o HDR automático por jogo.

Além disso, o recurso DirectStorage introduzido pela primeira vez nos consoles Xbox Series X e Xbox Series S, também está disponível. “Quando combinado com uma unidade de estado sólido NVMe e GPU DirectX 12, os jogos que implementam DirectStorage podem se beneficiar de tempos de carregamento reduzidos e renderizar universos de jogo mais detalhados e expansivos”, explica a empresa.

Como baixar?

O novo recurso já está disponível a partir desta terça-feira (5). Segundo a empresa, os dispositivos ainda enviados com o Windows 10 serão os primeiros a receberem a oferta da atualização. Quem utiliza o Windows 10 poderá verificar se o dispositivo é elegível (ou seja, atende aos requisitos mínimos do sistema para o Windows 11) para atualizar usando o aplicativo de Verificação de integridade do PC. Na sequência, você poderá verificar se a atualização do Windows 11 está pronta para o seu dispositivo específico abrindo as configurações do Windows Update (Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update) e selecionando Verificar se há atualizações.

Se o dispositivo for elegível e a atualização estiver pronta, a opção de baixar e instalar será exibida. assista a este vídeo.

Comentários

Últimas notícias