OpenAI lança GPT-4o: mais rápido, mais inteligente e multimodal; ChatGPT ganha app para macOS
Evento aconteceu na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, e foi transmitido pela internet; novidades deverão chegar nas próximas semanas para todos os usuários
A OpenAI anunciou, nesta segunda-feira (13), o lançamento do GPT-4o ("omni"), a mais recente versão do seu modelo de inteligência artificial que alimenta o ChatGPT. Com a atualização, a empresa busca avançar em termos de velocidade, inteligência e capacidade multimodal da IA.
O GPT-4o é o primeiro modelo da OpenAI capaz de processar texto, áudio e imagens em tempo real, de forma integrada. Dessa forma, os usuários agora podem interagir com o chatbot de maneira mais natural, seja conversando, mostrando imagens ou enviando áudios.
Além disso, a empresa anunciou a chegada de um aplicativo para macOS, expandindo o alcance do ChatGPT para usuários de computadores da Apple. Com a ferramenta, a assistente virtual poderá ser acessada nativamente nos Macs e tornando seu uso mais fácil.
Desenvolvimento e avanços tecnológicos
Segundo a OpenAI, o GPT-4o foi treinado com vastas quantidades de dados da internet, permitindo que o modelo tenha uma compreensão mais ampla e precisa da linguagem humana. Combinando voz, texto e visão, o novo modelo é mais eficiente e duas vezes mais rápido do que seu antecessor.
O objetivo da atualização é proporcionar uma interação mais fluida e natural com o ChatGPT, reduzindo a latência e permitindo que os usuários tenham uma experiência mais próxima de uma conversa com outra pessoa. Durante a apresentação, a companhia demonstrou alguns dos novos recursos (veja abaixo).
Próximos passos e disponibilidade
A atualização do GPT-4o e o novo aplicativo para macOS estão sendo liberados gradualmente para todos os usuários. O novo aplicativo para macOS, inclusive, é inteiramente nativo e, segundo um engenheiro da OpenAI, foi construído com os SwiftUI e AppKit
As funcionalidades de texto e foto do GPT-4o já estão disponíveis, enquanto o uso de comandos de voz será liberado nas próximas semanas para assinantes do ChatGPT Plus e Team. Vale lembrar que esses usuários têm um limite cinco vezes maior de pedidos do que os não assinantes.
Por fim, a OpenAI está disponibilizando funcionalidades antes exclusivas para consumidores pagos do ChatGPT para usuários gratuitos. Entre elas: a capacidade de buscar respostas na web, conversar com o chatbot e receber respostas em diferentes vozes, entre outras opções.