O que é a diabetes?

A diabetes é uma síndrome meabólica que ocorre em razão da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer corretamente seus efeitos.

Quais são os sintomas da diabetes?

Os principais sintomas da diabetes incluem aumento da sede e da fome, vontade frequente de urinar, fadiga e fraqueza, visão turva, feridas que cicatrizam lentamente, infecções frequentes e perda de peso inexplicável.

O que a diabetes causa?

Isso resulta em níveis cronicamente elevados de açúcar no sangue, o que pode causar danos aos órgãos e tecidos do corpo.

Quais são os tipos de diabetes?

Os principais tipos de diabetes são a Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2 e Diabetes Gestacional.

IR PARA JC.COM.BR

Diabetes tipo 1

Ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói as células produtoras de insulina no pâncreas. Isso significa que o corpo não pode produzir insulina suficiente e os pacientes precisam de injeções diárias de insulina para sobreviver.

Diabetes tipo 2

Ocorre quando o corpo não pode usar a insulina que produz de forma eficiente. Isso resulta em níveis de açúcar no sangue superiores ao normal e pode levar a complicações de saúde graves.

Diabetes gestacional

Ocorre durante a gravidez quando as mudanças hormonais afetam a capacidade do corpo de usar a insulina de forma eficiente. Mulheres que desenvolvem diabetes gestacional têm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 após a gravidez.

Estilo de vida de pessoas com diabetes

Pessoas diagnosticadas com diabetes normalmente precisam realizar o tratamento com medicamentos e melhorando o estilo de vida e hábitos particulatres, um deles é a alimentação.

Alimentação para diabéticos

Em todos os casos, uma dieta equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais, atua de forma benéfica no funcionamento de diabéticos, contribuindo para o controle da taxa de açúcar no organismo.

IR PARA JC.COM.BR

Diante dessa situação, é indispensável que pessoas diagnosticadas com diabetes procurem uma alimentação que favoreça a melhora no seu quadro de saúde.

O fato é que existem alguns alimentos que auxiliam a baixar a quantidade de açúcar presente no organismo e também a manter essa taxa controlada.

Sementes que ajudam a baixar o açúcar no sangue

Entre frutas, verduras e legumes, por exemplo, existe outro componente da alimentação que atua no controle da taxa de açúcar no sangue: as sementes.

4 sementes que atuam no controle da taxa de açúcar no sangue

Veja a seguir as sementes que atuam no controle da taxa de açúcar no sangue e diabéticos podem consumir

1. Semente de girassol

As sementes de girassol são fonte de proteína e fibras, além de conterem minerais como magnésio e cromo, que ajudam na regulação da insulina.

Ler Mais
IR PARA JC.COM.BR

2. Semente de abóbora

Elas contêm compostos como o ácido nicotínico e a cinamaldeído, que ajudam na regulação do açúcar no sangue.

3. Semente de chia

As sementes de chia são ricas em fibras solúveis que ajudam a retardar a absorção de carboidratos e açúcares no sangue.

Ler Mais

4. Semente de linhaça

A linhaça também é rica em fibras solúveis, além de ser uma fonte de ácidos graxos ômega-3.

Consulte um nutricionista

Esses alimentos precisam ser ingeridos de forma controlada, para isso, é importante ter o acompanhamento com o médico nutricionista, que recomendará uma alimentação saudável e balanceada, de acordo com a sua necessidade.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories