ÍCONE

Veja o passo a passo do implante de lentes corretoras nos olhos

ICL Visian é considerada boa alternativa para pacientes que não podem corrigir problemas de visão com cirurgias a laser

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 01/05/2017 às 6:00
Ashlley Melo/JC360
ICL Visian é considerada boa alternativa para pacientes que não podem corrigir problemas de visão com cirurgias a laser - FOTO: Ashlley Melo/JC360
Leitura:

Pode acontecer de um paciente querer muito se livrar dos óculos e decidir fazer cirurgia a laser para corrigir seu grau. No entanto, na hora dos exames pré-operatórios, pode acontecer também de o médico observar alguma alteração na córnea que impeça a cirurgia. Ou, se o grau dele for maior que 10, o laser não consegue corrigir completamente e a cirurgia deixa de ser a melhor opção.

Em um procedimento considerado preciso, rápido e eficaz, é possível corrigir a visão até de casos como esse, considerados “sem solução”. Já imaginou implantar uma lente dentro do olho para corrigir até 20 graus de miopia, 10 de hipermetropia e seis de astigmatismo?

A lente em questão é a ICL (Intraocular Collamer Lenses) Visian, fabricada pela empresa suíça Staar Surgical, indicada principalmente para pacientes que têm graus maiores que 10 ou apresentam alguma alteração na estrutura ocular que impeça a cirurgia a laser. Atualmente, em poucos minutos é possível receber esse implante nos dois olhos, e o paciente já sai da mesa de cirurgia com a visão corrigida. Mais de 600 mil pessoas ao redor do mundo têm implante de ICL.

Apesar de ser considerada de última geração, a técnica já está no mercado há cerca de 20 anos. Mas pouca gente conhece. “Não é uma cirurgia comum porque a maioria dos pacientes tem graus corrigíveis com laser. Além disso, ela só pode ser feita por médicos credenciados pela fabricante, e são poucos especialistas no Brasil”, detalha o Dr. Álvaro Dantas, do Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste (Ícone). Dr. Álvaro é um dos três cirurgiões credenciados no estado. Em Pernambuco, a primeira cirurgia do tipo foi realizada por ele mesmo, em 1999.

Um diferencial da ICL em relação às técnicas a laser é que o implante é reversível. “Se a lente apresentar qualquer reação adversa, qualquer coisa que precise remover, ela é facilmente removível. Posso trocar, reposicionar”, diz ele. Dr. Álvaro explica passo a passo a cirurgia. Entenda como é implantada a ICL Visian:

Decisão
Antes de decidir fazer a cirurgia, é necessário fazer uma bateria de exames. O oftalmologista analisa a estrutura ocular do paciente e observa se não há nenhuma contraindicação para o procedimento. “A ICL é feita com material ultrafino. Por isso, ela pode ser implantada na grande maioria dos olhos”, garante Álvaro.

A fabricação da lente
Depois de analisar todas as informações do paciente, os exames são enviados para a Staar, que fabrica a lente sob medida. “A ICL tem um desenho ótico específico para cada olho. O fabricante vai calcular qual é a lente exata, inclusive sua posição correta”, continua Álvaro. A lente é feita de material biocompatível chamado collamer, tem baixa espessura e alta transparência.

Preparando a ICL
A anestesia é tópica, usam-se colírios para isso. Depois que o paciente é levado para a sala de cirurgia, o médico dá início à preparação da lente. Ela é colocada dobrada dentro de um cartucho, que por sua vez vai ser posicionado dentro do injetor – o instrumento cirúrgico que vai, literalmente, injetar a lente no olho. A pupila do paciente deve estar totalmente dilatada para a operação. 

A cirurgia
Como explicado no vídeo acima, são feitas duas incisões laterais na córnea, a laser. Essas incisões serão importantes mais para frente. Em seguida, é feita a incisão principal, por onde vai entrar a lente. Essas incisões podem ser feitas com bisturi ou laser.

O cirurgião posiciona o injetor na incisão principal e, delicadamente, insere a lente sob a córnea. Ela entra dobrada. Nesse momento, ela está posicionada imediatamente sobre a íris, a parte colorida do globo ocular. Delicadamente, o médico encaixa cada uma das quatro “perninhas” da lente sob a íris, por dentro da pupila. Por isso é importante que ela esteja dilatada.

Quando a pupila volta ao tamanho normal, após a cirurgia, a ICL estará atrás dela, totalmente invisível a olho nu. “Se outro médico for examiná-la e ele for desatento, nem nota. É muito fininha, muito discreta”, conclui Álvaro Dantas.

Uma vez posicionada corretamente, não há a possibilidade de deslocamento. “A ICL é uma lente que a gente implanta atrás da íris e na frente do cristalino”, ilustra dr. Álvaro. O cristalino é a nossa “lente natural” do olho. Diferentemente das cirurgias de catarata, o cristalino não é substituído pela lente implantada; os dois trabalham em conjunto.

Pós-operatório
O paciente já se levanta da mesa de cirurgia com a visão corrigida, e pode voltar à vida normal já no dia seguinte, mantendo cuidados higiênicos por poucos dias. Ele precisa usar colírios anti-inflamatórios e antibióticos durante uma semana e a recuperação costuma acontecer rapidamente, sem percalços. Os óculos já não são mais necessários.

Últimas notícias