Mata Atlântica

Prefeitura de Bonito apresenta plano de recuperação da Mata Atlântica

O documento, com propostas para conservação das áreas de Mata Atlântica será divulgado nesta sexta-feira, 26

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 25/05/2017 às 12:27
Foto: Cepan/Divulgação
Além das mudas, a CPRH também distribuirá adubo orgânico que garantirá os nutrientes necessários ao estabelecimento e crescimento da muda nos primeiros meses. - FOTO: Foto: Cepan/Divulgação
Leitura:

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), a Prefeitura de Bonito e o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) lançam nesta sexta-feira (26/05) o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) do município, elaborado com apoio do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema).

O evento, que antecipa as comemorações pelo Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio, será realizado na Câmara Municipal, às 9h30, e contará com as participações de Carlos Cavalcanti, Secretário-executivo da Semas; do prefeito Gustavo César; do secretário de meio ambiente, José Andrade; e do diretor-presidente do Cepan, Severino Pinto.

Para construir o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Bonito, município do Agreste pernambucano, foram realizados estudos sobre a flora, fauna e caracterização do meio físico, além do mapeamento de toda área do município, de 2014 a 2017.

PROPOSTAS 

O documento prevê a proteção das áreas naturais de mata atlântica com significativo estado de conservação e das unidades de conservação municipais já existentes, como Parque Natural Municipal Mata da Chuva, o Parque Natural Municipal Matas de Mucuri-Hymalaia e o Monumento Natural Orquidário Pedra da Rosária.

Para Carlos Cavalcanti, secretário-executivo de Meio Ambiente, “os Planos de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica representam uma oportunidade de o município pensar e atuar na conservação de forma estratégica, estabelecendo ações prioritárias de planejamento e de gestão ambiental, inclusive no que se refere ao processo de fiscalização e de licenciamento, quando este for exercido pela municipalidade, como é o caso de Bonito”, ressaltou.

Últimas notícias