Geral

Com 115 milhões de anos, fóssil de cogumelo mais antigo do mundo está na UFPE

O cogumelo foi chamado de Gondwanagaricites magnificus e se encontra em excelente estado de preservação

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 12/06/2017 às 13:36
Divulgação
O cogumelo foi chamado de Gondwanagaricites magnificus e se encontra em excelente estado de preservação - FOTO: Divulgação
Leitura:

Com 115 milhões de anos, o fóssil de cogumelo mais antigo do mundo foi encontrado no Brasil, na Chapada do Araripe (Ceará) e está depositado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O material estava nos Estados Unidos, foi repatriado e agora faz parte do Herbário URM, a maior coleção de fungos do país. O cogumelo foi chamado de Gondwanagaricites magnificus e se encontra em excelente estado de preservação.

O artigo que descreve o achado, intitulado The oldest fossil mushroom, foi publicado, na última quarta-feira (7), na revista PlosOne. Um dos autores do paper, o micologista Andrew Miller, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, havia entregado o exemplar à professora Leonor Costa Maia, curadora do Herbário URM, no 8º Congresso Brasileiro de Micologia, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em outubro do ano passado.

Reconhecimento

“É um reconhecimento do trabalho realizado no herbário, pois o professor considerou que valia a pena guardar o fóssil aqui”, afirmou a professora Leonor Costa Maia, titular do Departamento de Micologia e coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos. Ela aguardou a publicação do artigo para anunciar o novo item da coleção. 

Últimas notícias