MEIO AMBIENTE

Ação religiosa recolhe mais de 100 kg de lixo no litoral de Itapissuma

Recolhimento dos materiais aconteceu durante a 157ª Buscada de São Gonçalo do Amarante, ocorrida nesse domingo (14)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/01/2018 às 18:01
Foto: CPRH
Recolhimento dos materiais aconteceu durante a 157ª Buscada de São Gonçalo do Amarante, ocorrida nesse domingo (14) - FOTO: Foto: CPRH
Leitura:

Mais de 100 kg de latas e garrafas pet que poluíam a região do litoral de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife, foram recolhidos. A ação foi realizada durante a 157ª Buscada de São Gonçalo do Amarante, nesse domingo (14). A cerimônia acontece em um cortejo marítimo, em homenagem ao São Gonçalo, padroeiro do distrito.

Participaram da ação, realizada pelo quinto ano consecutivo, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), numa parceria com a Prefeitura de Itapissuma, a Associação de Recicladores Padre Sevat e a Paróquia de São Gonçalo do Amarante.

Foram cerca de 180 embarcações que realizaram o recolhimento dos materiais recicláveis usando 1600 sacos de descarte correto do lixo, cada um com capacidade para 20 litros. Todo o material foi encaminhado à associação de recicladores.

Festa religiosa

A cerimônia em homenagem a São Gonçalo do Amarante é realizada há mais de cem anos, sempre no segundo domingo de janeiro. Também conhecida como Festa da Felicidade, a celebração acontece em duas etapas, a Levada e a Buscada, que ocorrem em uma semana.

A primeira consiste em levar a imagem do santo da Igreja de Nossa Senhora das Dores até a vila de Nova Cruz em Igarassu, enquanto a segunda se caracteriza com um cortejo marítimo, acompanhados por pescadores devotos e romeiros. São Gonçalo é considerado o padroeiro de Itapissuma e protetor das mulheres e dos pescadores. 

Últimas notícias