Educação

Projeto estreita diálogo entre museus e escolas em Serra Talhada

Iniciativa levará os grupos ao Museu do Cangaço e aos principais pontos turísticos e históricos da cidade

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 21/04/2016 às 18:26
Fotos: Anastácia Novaes/ Divulgação
Iniciativa levará os grupos ao Museu do Cangaço e aos principais pontos turísticos e históricos da cidade - FOTO: Fotos: Anastácia Novaes/ Divulgação
Leitura:

Os alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública de ensino de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, estão sendo convidados para participar de um ciclo de atividades culturais. O projeto Minha Escola no Museu, da Fundação Cultural Cabras de Lampião, levará os grupos ao Museu do Cangaço e aos principais pontos turísticos e históricos da cidade. A iniciativa tem incentivo do Governo de Pernambuco e conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião e diretora do Museu do Cangaço, Cleonice Maria, a ação é uma maneira de permitir o desenvolvimento dos conhecimentos aprendidos em sala de aula. “O projeto pretende proporcionar uma integração entre Escola, Museu, Patrimônio, História e Cultura, estreitando este diálogo, com intuito de mostrar que Museu não é apenas um local onde se guarda e expõe objetos de valor artístico e histórico”, considera. 

Dentro da programação, estão visitas à Praça Agamenon Magalhães, a Igreja de Nossa Senhora da Penha, a Casa da Cultura de Serra Talhada, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, ao Ateliê do artista plástico serra-talhadense Paulo Rodrigues e a Casa do Artesão. Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer o Museu do Cangaço, onde assistirão uma apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião e o documentário Virgolino – Do Homem ao Mito.

“Também queremos fomentar a discussão crítica de temas multidisciplinares e contribuir para a construção de uma prática pedagógica mais inserida na vida social da comunidade escolar”, completa a direto Cleonice. A primeira escola que irá participar da programação é o Escola Estadual Inero Ignácio, no dia 26 de abril.

Últimas notícias