Arreios da Lei

Grupos de extermínio são desarticulados no Agreste

Suspeitos realizavam homicídios por encomenda e disputavam território em Caruaru e Bezerros

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 28/03/2016 às 12:01
Foto: Giovanna Torreão / JC
Suspeitos realizavam homicídios por encomenda e disputavam território em Caruaru e Bezerros - FOTO: Foto: Giovanna Torreão / JC
Leitura:

Dois grupos criminosos responsáveis por 21 homicídios em em Caruaru e Bezerros, no Agreste de Pernambuco, foram desarticulados pela Polícia Civil de Pernambuco nessa quarta-feira (23). Batizada de Operação Arreios da Lei, a ação prendeu uma mulher e 14 homens suspeitos de integrar organizações criminosas que realizavam assassinatos por encomenda e disputavam o comando de territórios nos bairros do Salgado e São João da Escócia, em Caruaru, bem como no município de Bezerros.

Segundo o delegado Bruno Vidal da Divisão de Homicídios do Agreste, responsável pelo caso, os grupos rivais comandados por Genildo Manoel dos Santos, de 37 anos, e Josemar Francisco da Silva, de 27 anos, estavam sendo investigados desde setembro de 2015. "A organização de Josemar, conhecido como Pato, ao fim das investigações, só contava com três integrantes, pois os outros foram sendo assassinados pelo grupo rival", explica Vidal. 

Além dos 21 homicídios praticados entre maio de 2015 e fevereiro de 2016, as organizações também foram responsáveis por três tentativas. "O que nos chamou a atenção foram os crimes realizados em série e com o mesmo modus operandi", diz o delegado Erick Lessa, gerente operacional da região da Zona da Mata e Agreste de Pernambuco.

Entre os 15 suspeitos presos, encontra-se um sargento reformado da Polícia Militar. "Romildo Gonçalves da Silva, de 54 anos, conseguia e consertava as armas da quadrilha de Genildo. Ele possuía até uma pequena oficina na casa onde morava", conta Bruno Vidal. Os grupos, conforme informações da polícia, também praticavam tráfico de drogas, porte ilegal de armas, roubo e receptação de veículos. 

Durante a o período de investigação e operação, a polícia apreendeu 19 armas de fogo, 22 munições, dois veículos, um quilo de maconha e R$ 10.200 em dinheiro. Os presos homens levados para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, enquanto a mulher foi encaminhada para a Colônia Penal de Buíque, ambas no Agreste. Apenas Genildo Manoel dos Santos está preso em Bezerros. Os suspeitos permanecem à disposição da Justiça.

A polícia continua com as investigações para tentar identificar outros suspeitos de envolvimento com os crimes "Existe a possibilidade de outras pessoas e grupos estarem relacionados com os presos, mas não podemos adiantar as informações para não estragar as investigações", pontua o delegado Lessa.

Últimas notícias