AMAMENTAR

Cisam faz campanha para doação de leite materno

Desde o mês de maio o estoque da instituição não recebe a quantidade de leite necessária para alimentar os pequenos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/06/2016 às 10:36
Foto: GESP/A2img / Fotos Públicas
Desde o mês de maio o estoque da instituição não recebe a quantidade de leite necessária para alimentar os pequenos - FOTO: Foto: GESP/A2img / Fotos Públicas
Leitura:

Bebês prematuros e de baixo peso nascidos no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, estão precisando de leite materno. Desde o mês de maio o estoque da instituição não recebe a quantidade de leite necessária para alimentar os pequenos. Com isso, o Cisam lançou neste mês uma campanha para incentivar a doação de leite entre as mães.

Na unidade, os recém-nascidos internados consomem normalmente 55 a 60 litros de leite por mês, entretanto, no último mês recebeu apenas 35 litros, deixando alguns bebês sem essa fonte de nutrição, que é extremamente importante para o desenvolvimento saudável deles.

O ideal é que essas crianças sejam amamentadas pelas próprias mães, mas infelizmente muitas delas não têm sucesso com a amamentação e os profissionais de saúde precisam partir para um plano B, utilizando o leite materno doado e pasteurizado. Com a falta, foi necessário implantar um plano C e grande parte dos pequenos estão sendo alimentados por fórmulas, o que não é tão eficaz para o desenvolvimento deles e acaba retardando a ida para casa.

A mulher que quiser doar deve, além de ter excesso de leite, ser saudável, não estar usando medicamentos de uso contínuo que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente. O leite deve ser doado em potes de vidro esterilizados. 

O Cisam indica que as mulheres interessadas obtenham mais informações no site do Banco de Leite Humano da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e em seguida liguem para o número (81) 31827720, para saber como encaminhar o leite para a instituição. 

Últimas notícias