História

Academia Pernambucana de Letras lança campanha para recuperar lustres

O solar onde funciona a Academia Pernambucana de Letras tem 15 luminárias francesas do século 19 precisando de reparos

Cleide Alves
Cadastrado por
Cleide Alves
Publicado em 24/07/2016 às 7:24
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
O solar onde funciona a Academia Pernambucana de Letras tem 15 luminárias francesas do século 19 precisando de reparos - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

A Academia Pernambucana de Letras (APL) acaba de lançar uma campanha tão singular quanto o solar de arquitetura neoclássica que ocupa na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Sem recursos para restaurar os 15 lustres franceses do século 19 que alumiam as salas do casarão, a APL está pedindo a ajuda da sociedade para recuperar as peças.

Não há um valor fixo a ser doado porque o orçamento depende do serviço a ser executado. Algumas luminárias precisam apenas de limpeza e outras necessitam de restauração. A pessoa interessada em contribuir com a campanha “Adote um lustre” pode escolher a peça que pretende financiar, informa a escritora e acadêmica Luzilá Gonçalves Ferreira.

Depois de recuperados, os lustres serão reinstalados no sobrado, uma edificação do século 19 tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O solar passa por obra de restauração desde agosto de 2015, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas a verba é destinada apenas a intervenções físicas.

“Recebemos a última parcela do banco e vamos finalizar o trabalho, que inclui a restauração do torreão da casa”, diz a presidente da Academia Pernambucana de Letras, Margarida Cantarelli. A ideia é reabrir a sede da academia ainda este ano. E ampliar as opções de eventos para o público jovem. A entidade mantém a programação cultural mesmo com o prédio principal fechado para obras.

ESCRITOR

Nesta segunda-feira (25), por exemplo, Dia Nacional do Escritor, a APL vai fazer a doação de mais de mil livros para bibliotecas, instituições culturais e leitores em geral. “São obras editadas com dinheiro público e estavam guardadas e sem uso. Não estamos nos desfazendo do nosso acervo”, esclarece Margarida Cantarelli. “Temos muitos livros repetidos e achamos importante circular essas informações”, acrescenta Luzilá.

Uma parte das publicações foi separada para compor a reserva técnica da biblioteca da instituição, diz a poetisa e acadêmica Ana Maria César. Nos kits para doação há livros e exemplares da Revista da APL, com informações biográficas, poemas, crônicas, contos e ensaios. “É uma leitura atemporal”, destaca Ana Maria.

A APL enviou ofício às bibliotecas de escolas públicas estaduais e municipais sobre o evento de 25 de julho. Mais de 80 responderam e aceitaram a doação. A programação começa às 16h, na sede da entidade (Avenida Rui Barbosa, 1596), e é aberta ao público. Na solenidade em homenagem aos escritores haverá o lançamento do livro Perfis Acadêmicos, organizado pela escritora e acadêmica Fátima Quintas.

Na ocasião, alunos da Escola Técnica Estadual José de Alencar Gomes da Silva recitarão poemas de Cecília Meireles, Manuel Bandeira e Solano Trindade, pelo Projeto Pasárgada – Sarau Poético. “Com a doação dos livros, estamos abrindo uma vereda para aproximar a academia dos jovens, pois queremos que eles frequentem esse espaço, que é de todos”, ressalta Margarida Cantarelli.

Últimas notícias