Folia

Homem da Meia Noite e Galo da Madrugada se encontrarão nas cidades irmãs

Novidade foi anunciada na tarde desta segunda-feira (23) em uma coletiva de imprensa na sede do calunga, no Bonsucesso

AMANDA RAINHERI
Cadastrado por
AMANDA RAINHERI
Publicado em 23/01/2017 às 23:08
Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Novidade foi anunciada na tarde desta segunda-feira (23) em uma coletiva de imprensa na sede do calunga, no Bonsucesso - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Leitura:

Após cinco anos, dois gigantes do Carnaval pernambucano voltam a se encontrar. A abertura oficial da festa no Recife contará com a presença do calunga mais famoso de Olinda, o Homem da Meia Noite. Da mesma forma, O Galo da Madrugada, ícone do maior bloco carnavalesco do mundo, sobe as ladeiras pela primeira vez para participar da abertura da folia na cidade irmã. A novidade foi anunciada na tarde desta segunda-feira (23) em uma coletiva de imprensa na sede do calunga, no Bonsucesso. 

O primeiro encontro acontece em frente à Prefeitura de Olinda em 23 de fevereiro. No dia seguinte, é a vez do Recife Antigo receber o galanteador boneco de quatro metros. Ambos desfilarão ao som de tambores e clarins. Para o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Afonso Oliveira, um dos idealizadores da iniciativa, a experiência é uma oportunidade de diminuir a fronteira entre os carnavais das duas cidades. “Foi uma ideia conjunta com o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha. Trazer para cá o maior bloco do mundo é uma felicidade enorme, uma troca muito boa para o Carnaval”, destacou.

O Homem da Noite já esteve no Recife em 2012, quando comemorou 80 anos e foi homenageado pelo Galo. “O encontro existiu, mas não oficialmente. Nós puxamos o desfile daquele ano, foi muito especial. Mas na abertura dos dois carnavais nunca tinha acontecido. É a primeira vez em 85 anos de história Homem da Meia Noite”, destacou o presidente da agremiação, Luiz Adolpho. “É um orgulho muito grande. O Galo da Madrugada e o Homem da Meia Noite se encontram em muitos pontos. Eles defendem a cultura pernambucana, o frevo, a musicalidade. Valorizam o que é nosso”, salientou o presidente do Galo, Rômulo Meneses. 

Novo polo carnavalesco

Outra novidade é que a sede do calunga, no Bonsucesso, será um polo de carnaval. A partir das 16h do Sábado de Zé Pereira, a casa do Homem da Meia Noite receberá diversas agremiações. A programação dos dois carnavais, incluindo a abertura, será divulgada até o início de fevereiro.

Últimas notícias