Paralisação

Detran prorroga prazos de serviços devido a greve de servidores

Medida não é válida para o IPVA dos veículos de placa 3 e 4 que vence nesta terça

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 14/02/2017 às 18:23
Alexandre Gondim/JC Imagem
Medida não é válida para o IPVA dos veículos de placa 3 e 4 que vence nesta terça - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

A fim de evitar maiores prejuízos à população, com a greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), o órgão está prorrogando os prazos de  serviços que não estão sendo realizados dentro do tempo previsto. Quem for pego numa blitz sem ter feito a transferência de propriedade de veículos, por exemplo, não deverá ser multado enquanto durar a greve. Ao contrário de quem não tiver pago o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA (cota única ou 1ª parcela), taxa de bombeiro, licenciamento e seguro obrigatório - DPVAT dos veículos com final de placa 3 e 4, cujo prazo se encerra nesta terça.

A prorrogação também é válida para quem não pode recorrer de uma infração ou fazer o primeiro emplacamento, entre outros procedimentos. Uma portaria será publicada no Diário Oficial do Estado, regulamentando a medida, logo após o final do movimento.

Conforme a assessoria do Detran, todos os órgãos de trânsito do Estado e municípios já estão sendo informados da decisão. Tais como  Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Departamento de Estrada e Rodagem (DER), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

O Detran  informa, ainda, que as operações Rota de Fuga (cujo foco é a alcoolemia) e Trânsito Seguro (para fluidez do tráfego) continuam sendo realizadas. E que parte das 65 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) localizadas no interior estão funcionando parcialmente.

O condutor que andar sem o CRLV 2017 terá o veículo removido para depósito, além de receber uma multa no valor de R$ 293,47, e ter que arcar com as taxas para a liberação do mesmo.

Os servidores dizem que a greve é por tempo indeterminado. Eles cobram pendências de acordos firmados em 2015 e 2016, como gratificação por insalubridade e para quem faz exames no pátio, e contrato de plano de saúde.

 

Confira o passo a passo para emissão do licenciamento 2017:

- Acesse o site do Detran-PE www.detran.pe.gov.br e informe a placa no campo "Consulta de Placa";

– Clique no botão "Detalhamento de Débito";

- Informe o número do CPF ou CNPJ (para empresas/Pessoa Jurídica);

- Escolha uma das opções de emissão das guias de pagamento:

1.      Desdobramento de débitos – Permite selecionar as diferentes taxas e/ou débitos individualmente;

2.      Licenciamento com IPVA em cota única SEM taxa de postagem;

3.      Licenciamento com IPVA parcelado SEM taxa de postagem;

4.      Licenciamento com IPVA em cota única COM taxa de postagem;

5.      Licenciamento com IPVA parcelado SEM taxa de postagem.

*Pagamento deverá ser realizado no Bradesco; Santander; Caixa Econômica Federal; lotéricas; Brasil; Banco postal e Itaú.

Últimas notícias