PREPARAÇÃO

Carnaval terá reforço na saúde e lombada móvel na Lei Seca

3.710 profissionais serão escalados para dar suporte durante a folia deste ano em Pernambuco

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/02/2017 às 16:43
Foto: Margarette Andrea/JC
3.710 profissionais serão escalados para dar suporte durante a folia deste ano em Pernambuco - FOTO: Foto: Margarette Andrea/JC
Leitura:

O Carnaval está chegando e além de muita festa, como de costume, é preciso atenção para os acidentes e ocorrências que podem surgir durante a folia. De forma preventiva, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) prepara um reforço de 3.710 profissionais para os 5 dias de Carnaval em Pernambuco. Uma das novidades neste ano está por conta das blitzes da Lei Seca, que contarão com o reforço de lombadas móveis na fiscalização.

Somente no Sábado de Zé Pereira, durante o desfile do Galo da Madrugada, 16 pontos de monitoramento online estarão ativados para de forma imediata tomar providências a respeito de possíveis surtos. A preocupação é principalmente com a venda de alimentos, e a contenção da disseminação das comidas entre os foliões. Dois profissionais da Vigilância Sanitária do Estado estarão distribuídos entre os pontos de monitoramento.

 

Oito hospitais, 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 5 postos de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão de prontidão para receber ocorrências relacionadas ao bloco. 60 mil panfletos sobre a atuaçaõ da SES durante a festa serão distribuídos tanto em português como em inglês.

 

 

Febre amarela

Apesar de Pernambuco não ser considerada uma área de risco de contaminação por Febre Amarela, a Secretaria de Saúde montou um esquema para monitorar principalmente as pessoas que vêm de regiões como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. 30 mil panfletos com orientações sobre a doença serão distribuídos no Aeroporto Internacional dos Guararapes e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP).

Lei Seca

Para ter mais efetividade contra quem tenta burlar as blitzes da Lei Seca, um lombada móvel será instalada nos pontos com monitoramentos no Estado. Durante os dias de folia, 75 serão os locais com intervenções para tentar identificar motoristas imprudentes que consumiram álcool e dirigirem. As novas lombadas serão instaladas ao lado das blitzes para fazer que os veículos reduzam a velocidade e, em caso de 'fuga', seja possível fotografar ou identificar a placa do carro ou moto.

Hemope

Apesar do estoque de sangue no Hemocentro de Pernambuco (Hemope) ser considerado bom, durante os cinco dias de festa, o órgão estará aberto. A expectativa é de os estoques cresçam pelo menos 25% em relação aos últimos meses. O Hemocentro Recife funciona das 7h15 às 18h30, de segunda à sábado, e também nos feriados, inclusive nos dias do Momo.

Últimas notícias