Carnaval 2017

Bloco que teve fantasia apreendida por PMs sai às ruas nesta segunda

Apreensão aconteceu no sábado e está tendo grande repercussão nas redes sociais

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/02/2017 às 14:56
Foto: Reprodução
Apreensão aconteceu no sábado e está tendo grande repercussão nas redes sociais - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

O bloco Empatando a Tua Vista, que teve fantasias e estandarte apreendidos por policiais militares, no sábado, desfila nesta segunda (27), junto ao Bloco do Nada, que sai à tarde do Pátio de Santa Cruz, na Boa Vista, Centro do Recife. O material foi recuperado pelo grupo ontem à tarde, na Diretoria Regional de Controle Urbano (Dircon). Em entrevista ao programa Super Domingo, da Rádio Jornal, nesta segunda (26), o prefeito Geraldo Julio afirmou que a ação se trataria de controle urbano.

"Não sei exatamente o que aconteceu nesse caso, mas acredito que foi mais uma ação de controle urbano", disse o gestor. A declaração repercutiu tão mal nas redes sociais quando a ação dos policiais militares. “O direito de expressão, de ir e vir, foram jogados para baixo do tapete; a democracia foi extinta com esse ato e ainda o prefeito vem dizer que foi para controle urbano? Tá de brincadeira? Deveria ter vergonha de tentar justificar um ato feito esse”, protestou Silva Brito no Facebook.

“Controle urbano é embasado em leis. E não existe nenhuma lei que proíba qualquer fantasia”, rebate a arquiteta Nadja Falcone, integrante do bloco. Ela lembra que houve uma tentativa semelhante no Carnaval passado, mas o grupo acabou conseguindo sair. E chama a atenção para a gravidade do fato. “Não foi só uma apreensão de fantasia. Foi um atentado à liberdade de expressão. Isso é gravíssimo”.

A troça faz crítica à especulação imobiliária em Pernambuco e aos governos estadual e municipal. Máscaras do prefeito e do governador Paulo Câmara estavam entre o material apreendido. O caso foi denunciado à Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), que já ouviu os militares. Segundo a assessoria da PM, a operação “não teve o conhecimento do comando da corporação nem do batalhão da área”. E que trabalha “sem jamais interferir na livre manifestação democrática”.

MÚSICA

Nas redes sociais, circula uma paródia da música E agora, José? Feita em referência ao major que estaria no comando da operação.

O texto diz: E agora, José? O galo acabou, o dia passou, o povo lhe viu e o povo filmou. E agora, José? Que estava sem nome, desembarcou bem rápido, tentaram fugir mas você foi à forra. E agora, José? Tomando objetos do cidadão que protesta contra a insegurança, um governo despótico. Já não podem falar, protestar já não podem. Ditadura voltou e o povo não viu... Ao final da versão, é dito: Você é burro, José. 


Últimas notícias