CENTRO COMUNITÁRIO DA PAZ

Compaz Santa Terezinha atendeu em um ano 78 mil pessoas

Realidade na Zona Norte do Recife, equipamento segue sem data para inauguração no Cordeiro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/03/2017 às 15:40
Foto: Felipe Vieira/JC
Realidade na Zona Norte do Recife, equipamento segue sem data para inauguração no Cordeiro - FOTO: Foto: Felipe Vieira/JC
Leitura:

Após um ano de serviços prestados à população, o Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos já atendeu 78 mil pessoas no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife. Com biblioteca, centro de artes marciais, vôlei, futsal, ginástica, atividades circenses, teatro, natação, cursos de idiomas e informática, o equipamento tem dado nova vida às comunidades da região ao longo dos 365 dias de funcionamento, comemorado nesta quinta-feira (9). Apesar do número, o equipamento, tido como uma das principais obras da primeira gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB), ainda segue com indefinições sobre a ampliação a outros bairros, como o do Cordeiro, que já tem uma estrutura do Compaz pronta sem previsão de inauguração.

O balanço do primeiro ano de funcionamento do Compaz não deixa mentir : o equipamento tem muito a oferecer aos recifenses. Somente na biblioteca da unidade Eduardo Campos, cerca de 15 mil livros  aptos à leitura de quem os desejar foram acessados por quase 48.000 pessoas. O Dojô, espécie de centro para o desenvovlimento de atividades marciais, chegou a marca de mais de 800 praticantes, sendo qualificado como o maior centro de treinamento de artes marciais de Pernambuco e também como o principal projeto social ligado à prática de arte no Brasil. Ao todo jovens e moradores dos bairros que cercam  uma das àreas de morro do Recife desfrutam de sete modalidades oferecidas: Jiu jitsu, Judô, Capoeira, Luta Olímpica, Taekwondo, Tenchi Tessen e Aikido.

Além do espaço, quase 1.500 pessoas participaram de outras atividades físicas oferecidas pelo Compaz. Entre elas, vôlei, futsal, futebol, ginástica, skate, todas em parceria com o Programa de Esportes e Lazer da Cidade (PELC), da Secretaria de Esportes do Recife. Outras modalidades que fazem sucesso no equipamento são as aquáticas. Natação e hidroginástica atendem 300 inscritos (dos 1.500) entre crianças, jovens e adultos.

Nas atividades artísticas, 703 pessoas participam, divididas entre Atividade Circense (60), Teatro (48), Dança (210), Dança Contemporânea (30), Dança do Ventre (50), Danças Urbanas (25), Dança de Salão (80), Dança de Salão para a Boa Idade (50) e Percussão (100). Esta grade é realizada em parceria com o PELC e Fundação de Cultura.

Já nas atividades educacionais, a informática contempla 108 alunos. Nos cursos de idiomas, do projeto Compaz Sem Fronteiras, são 620 pessoas.  O Inglês tem 160 alunos e o curso é uma parceria com o English Learning Center (ELC). O Espanhol é oferecido pelo  Instituto Cervantes e também tem 160 alunos. Mais 300 estão aprendendo um idioma online (Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Alemão) em parceria com o Grupo IBEP Educação, em parceria com a empresa multinacional Rosetta Stone. Além disso, 40 crianças foram atendidas com reforço escolar.

Todos os projetos são desenvolvidos por meio de parceria. Cursos de Qualificação Profissional e serviços como Procon, Mediação de Conflitos, Empreendedorismo, CRAS, Emprego e Renda nos Bairros e atendimento psicológico também são ofertados.

Mesmo com o grande número de atendimentos já realizados, o Compaz ainda carece da ampliação prometida pelo poder executivo. Desde 2013, foram iniciadas as obras do novo centro do bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Reicfe. De lá para cá, datas são estipuladas para a inauguração, mas a falta de verba para coclusão do serviços e dinheiro para a manutenção travam a possibilidade de mais recifenses desfrutarem de um espaço digno para o desenvolvimento social.

Atualmente, os bairros do Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho, Torreão, Água Fria, Alta Santa Terezinha, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Fundão, Porto da Madeira, Beberibe, Dois Unidos e Linha do Tiro são beneficiados pelo Compaz Santa Terezinha. Com a inauguração do Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, moradores do próprio bairro, do Bongi, Prado, Torrões e San Matin também seriam atendidos.

Inauguração

Sem data específica para a inauguração do equipamento na Zona Oeste, a Prefeitura do Recife garante que até o fim deste mês de março o Compaz Ariano Suassuna estará apto para receber a população. O prédio deveria ser inaugurado no dia do aniversário do Recife, neste domingo (12), mas não irá mais. O valor total da obra foi de R$32 milhões, segundo último levantamento divulgado pela Secretária de Segurança Urbana do Recife. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas notícias