FERIADÃO

Confira o que abre e o que fecha durante a Semana Santa

Alguns serviços já começam a mudar o funcionamento já nesta quinta-feira (13)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 11/04/2017 às 16:54
Foto: BobyFabisak/ JC Imagem
Alguns serviços já começam a mudar o funcionamento já nesta quinta-feira (13) - FOTO: Foto: BobyFabisak/ JC Imagem
Leitura:

Nos dias que marcam a celebração da Semana Santa, alguns serviços da Região Metropolitana do Recife (RMR) funcionam em regime especial. Confira abaixo o abre e fecha de opções de lazer, serviços de saúde, órgãos públicos e jurídicos.

Shoppings e comércio

Centro

Na quinta-feira (13) e no sábado (15) os comércios da área central do Recife abrem normalmente. Já na sexta (14) todos os centros comerciais estarão fechados. No domingo (16), apenas algumas lojas localizadas na Avenida Conde da Boa Vista funcionarão.

Shopping Plaza

Na sexta-feira (14), as lojas ficam fechadas. A Praça de Alimentação e a Game Station estarão abertos das 12h às 21h, enquanto o cinema segue normalmente o horário dos filmes da bilheteria,
das 10h às 22h. No sábado (15), o Plaza tem funcionamento normal das 10h às 22h enquanto no domingo abre integralmente das 12h às 20h.

Shooping Recife

O Shopping Recife opera normalmente nos dias da Semana Santa, com exceção da sexta-feira (14), quando apenas os serviços de alimentação e lazer estarão disponíveis para o público, das 12h às 21h.

Shopping Tacaruna

Apenas na sexta-feira (14) o centro comercial terá mudanças no funcionamento. As Lojas Americanas e o Hiper Bompreço abrem das 9h às 19h. Já a Praça de Alimentação e o Game Station tem atendimento facultativo das 12h às 21h. O cinema segue até mais tarde, começando a funcionar das 12h30 às 00h. Nos dias restantes a operação segue normalmente.

Shopping Guararapes

Quinta (13), sábado (15) e domingo (16), o Shopping Guararapes funciona normalmente. Na sexta-feira (14), apenas o Hiper Bompreço (8h às 20h), a loja Le Biscuit (12h às 20h), a Praça de Alimentação (12h às 21h) e a Game Station (12h às 22h) abrem. O cinema opera de acordo com a programação. Os outros serviços ficam fechados.

RioMar Shopping

Na sexta-feira (14), somente a Praça de Alimentação e os serviços de lazer operam no RioMar Shopping, das 12h às 21h. Nos demais dias, o funcionamento é normal.

Shopping Boa Vista

No Shopping Boa Vista, as operações seguem em regime normal na quinta (13), no sábado (15) e domingo (16). Lojas Americanas e Cacau Show atendem das 11h às 19h. Praças de Alimentação tem abertura facultativa das 11h às 19h, enquanto o Game Station, abre das 11h às 21h. O Cinema exibe sessões com programação normal. Outros serviços ficam indisponíveis.

Paço Alfândega

Outra opção de centro comercial, o Paço Alfândega abre as portas todos os dias da Semana Santa em horário padrão, exceto na sexta-feira (14), quando só a Praça de Alimentação estará disponível, no horário das 12h às 20h.

Paulista North Way Shopping

Na sexta-feira (14), serviços de lazer e alimentação funcionam das 12h às 21h, enquanto outras operações seguem fechadas. Nos outros dias da Semana Santa, o shopping abre normalmente.

Shopping Costa Dourada

Quinta-feira (13/04): abre normalmente

Na sexta-feira (14/04), somente as lojas Arcovita, Cacau Show, Americanas, Farmácia Santa Maria estarão abertas, no período das 8h às 20h. Praça de Alimentação e lazer operam das 11h às 20h, enquanto as demais operações permanecem fechadas.

Sábado e Domingo (15 e 16/04): abre normalmente

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias do País paralisam as atividades nesta sexta-feira (14) e retornam às atividades na segunda-feira (17). A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes. As contas com vencimento na sexta podem ser pagas, sem maiores prejuízos, no próximo dia útil após o feriado.

Serviços prestados pela Prefeitura do Recife

Através da Secretaria de Governo e Participação Social, a Prefeitura do Recife divulgou que esta quinta-feira (13) será considerada ponto facultativo nas repartições públicas e setores da administração do Recife. O retorno das atividades ocorre na segunda-feira (17). No edifício-sede da PCR, na sede da Reciprev e Saúde Recife o atendimento fica interrompido da quinta até o domingo.

CONTRIBUINTE 

A Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e a unidade de atendimento que funciona no posto do Expresso Cidadão do Cordeiro, estarão fechadas entre a quinta (13) e o domingo (16).

MERCADOS E FEIRAS

 Em virtude do feriado da Semana Santa, a Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que o funcionamento dos Mercados Públicos será alterado apenas na Sexta-Feira da Paixão (14) e no Domingo de Páscoa (16), funcionando das 6h às 13h. Nesses dias, o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores não funcionarão. Já na Quinta-Feira Santa (13) e no Sábado de Aleluia (15), todos funcionarão normalmente, das 6h às 18h. As feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado.

TRÂNSITO

Os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas, oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, serão suspensos na próxima quinta-feira (13) e sexta-feira (14), voltando a funcionar normalmente a partir da segunda-feira (17), das 8h às 13h. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestados pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do teleatendimento 24h: 0800.081.1078.

TURISMO E LAZER 

A pedalada está garantida nesta Semana Santa. Na sexta-feira (14) e no domingo (16), das 7h às 16h, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife estará montada na cidade, disponibilizando 36,5 quilômetros de lazer e contemplação ao longo de 30 bairros, com três rotas que convergem no Marco Zero. As Academias Recife entram em recesso nesta sexta-feira (14) e sábado (15), retornando às atividades normalmente na próxima segunda-feira (17).

MEIO AMBIENTE 

O Jardim Botânico do Recife, no Curado, estará de portas abertas desta quinta (13) até domingo (16), no horário das 9h às 15h30. O equipamento público municipal, com 10,7 hectares, não contará com trilhas monitoradas nesse período, mas apenas com visita contemplativa às coleções de plantas e trilhas calçadas. Há sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Jardim Sensorial e Tropical. São duas as trilhas livres: uma calçada e outra com solo natural. A primeira é a Alameda Pau—pombo, com 574,54 metros. A segunda é a Trilha do Meliponário. Mais informações: 3355-0001 e 3355-0002. Já no Econúcleo do Parque da Jaqueira, não haverá atividades desta quinta (13) até o domingo (16).

CULTURA 

O tradicional espetáculo da Paixão de Cristo, que conta a mais conhecida história da humanidade, terá duas grandes encenações na cidade. Na Praça do Marco Zero, a Paixão de Cristo do Recife será apresentada na sexta (14), no sábado (15) e no domingo (16), sempre às 20h. No Parque Urbano da Macaxeira, a Paixão de Cristo de Casa Amarela lembra a saga de Jesus de quinta (13) a sábado (15), também às 20h. Os espetáculos são gratuitos.

Para quem quiser aproveitar a folga para aprender mais sobre a história da cidade, a pedida é conferir a exposição 1817 – A Revolução Republicana, que traz a história do bicentenário da revolução, em cartaz no Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas. O horário para a visitação é das 9h às 17h. O acesso é livre. Se a intenção for aproveitar o feriado ao ar livre, o Sítio Trindade estará aberto todos os dias, das 5h às 19h.

EDUCAÇÃO

As escolas e creches-escolas municipais não funcionarão entre a quinta (13) e o domingo (16).

REDE COMPAZ 

Os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) e Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) estarão fechados entre os dias 13 e 16 de abril. As bibliotecas municipais também estarão fechadas.

PROCON 

O Procon Recife estará fechado entre a quinta (13) e o domingo (16), incluindo o posto avançado no Compaz Governador Eduardo Campos.

EMPREENDEDORISMO

As Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife não irão funcionar entre a quinta (13) e o domingo (16).

EMPREGO

As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e a Agência Universitária, localizada na Facipe, não funcionarão entre a quinta (13) e o domingo (16).

MULHER

Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados entre a quinta-feira (13) e o domingo (16). No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice Lispector, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 281 01 07.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão entre a quinta (13) e o domingo (16), exceto as casas de acolhida do Instituto de Assistência Social e Cidadania.

SAÚDE

Nas próximas quinta (13/04) e sexta-feira (14), ponto facultativo e feriado da Paixão, respectivamente, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (17)

O atendimento do Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR também funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado, com demanda espontânea, e a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de InformaçõesEstratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU (192) funciona normalmente.


TRT-PE

O Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (TRT-PE) atuará em regime de plantão a partir desta quarta-feira (12). Solicitações para este órgão devem ser encaminhadas através do site. O atendimento volta ao normal na segunda-feira (17).

Detran

A Sede do Órgão, localizado na Estrada do Barbalho, Iputinga; as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de todo o Estado; a Unidade de Táxi (DUA); as unidades da Autarquia nos shoppings e nos Expressos Cidadão, nos dias 13, 14 e 15 de Abril estarão fechadas.

TJPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco atuará em regime de plantão no feriado da Semana Santa, que começa nesta quinta-feira (13/4), atendendo demandas urgentes de caráter cível e criminal como habeas corpus e mandados de segurança.

As unidades da RMR e do Interior que atenderão os municípios circunvizinhos são: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.

Durante o feriado, o plantão judiciário da Capital acontece no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. Os plantões do 1º Grau serão realizados também em 14 unidades judiciárias da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior. O horário de atendimento ao público é das 13h às 17h. Já o plantão judiciário do 2º Grau será realizado no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, localizado no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio, no mesmo horário.

Expresso Cidadão

As sete unidades que compõem o Programa Expresso Cidadão no Estado de Pernambuco estarão fechadas nesta quinta-feira (13), sexta-feira (14) e no próximo sábado (15). As unidades voltam a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (17).

 

Últimas notícias