Balanço

Defesa Civil registra 169 ocorrências nesta quinta-feira no Recife

Nesta quinta-feira choveu um volume de 80 mm, o correspondente a dez dias de chuvas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/04/2017 às 20:12
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

A Defesa Civil do Recife registrou 169 ocorrências decorrentes das fortes chuvas que caíram nesta quinta-feira (13) na cidade. Ao todo foi registrado um volume de 80 mm de chuvas, segundo informações da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC). Esse volume é o correspondente ao previsto para dez dias de chuvas, levando em consideração a média do mês de abril (231 mm). Cerca de 15 mil metros quadrados de lonas plásticas foram colocadas nos locais de risco no Recife.

Os casos de maior destaque entre as ocorrências do dia foram a queda de árvore, dentro de um terreno particular, no bairro do Monteiro, que danificou duas residências e o desabamento de dois muros. Não houve o registro de feridos. A Defesa Civil orientou as famílias a deixarem o local e que os proprietários façam a recuperação estrutural dos imóveis. Além disso, quatro famílias, sendo duas na UR-10 e outras duas no bairro do Passarinho foram orientadas a deixar suas residências e se abrigar em locais seguros.

Árvores caídas na capital

Das 169 ocorrências registradas pela Defesa Civil nesta quinta, 30 envolviam situações com árvores. Do total 26 casos já foram solucionados. As situações foram registradas na Rua Vasco da Gama, Praça do Derby; Avenida Valença, Ibura; Rua Padre Lima e Sá, Ipsep; Rua Pedro de Melo, San Martin; Rua Princesa Isabel, Boa Vista; Rua Dona Uzinha Nunes, Setúbal; Rua Alcides Zeloccowick, Pina; Rua Itaimbé, Ipsep; Rua das Moças, Arruda; Rua Gerson de Barros Pinange, Ponto de Parada; Rua José dos Santos, Engenho do Meio; Rua Nossa Senhora de Fátima, Jardim São Paulo; Rua Conselheiro Nabuco, Casa Amarela; Rua Almirante Barroso, Campo Grande; Rua Clodoaldo de Souza, Areias; Rua Saldanha Marinho, Ipsep; Avenida Professor Avertano Rocha, Torrões; Rua Samuel de Farias, Santana; Canal do Cavouco, Várzea; Rua Gervasio Fioravante, Graças; Estrada dos Macacos, Guabiraba; Rua dos Palmares, Santo Amaro; Rua Conselheiro Silveira de Souza, Iputinga; Rua Capitão Araújo Miranda, Iputinga e Praça da Várzea.

Outras quatro ocorrências localizadas na Avenida Cruz Cabugá, Santo Amaro; Rua Dezenove de Abril, Monteiro; na Avenida Agamenon Magalhães, Santo Amaro e Parque Dona Lindu, Boa Viagem, ainda seguiam sendo atendidas pelas equipes da Defesa Civil do Recife. Pelo menos 200 homens foram mobilizados para a remoção de árvores e drenagem dos pontos de alagamento. Novas solicitações podem ser realizadas pela Central 156.

Trânsito do Recife foi afetado

De 0h até as 17h desta quinta-feira, 13 acidentes foram registrados, dos quais dez foram sem vítimas e outros três com vítima. Não houve registros de ocorrências com vítima fatal. No mesmo período, 40 semáforos apresentaram falhas, dos quais 28 já foram normalizados. Equipes formadas por cerca de 50 agentes e 100 orientadores de trânsito trabalharam em áreas que foram afetadas por queda de árvores ou alagamentos.

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Alagamentos na Rua Antônio Carlos Azevedo, em Jardim Brasil II, em Olinda. - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Bobby Fabisak/JC Imagem
Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, no Bultrins, em Olinda, ficou alagada. - Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Cortesia
Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Piedade, jaboatão, ficou alagada. - Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Avenida Chico Science apresentou pontos de alagamentos. - Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Estrada da Batalha, em Prazeres, Jaboatão. - Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, com vários pontos alagados. - Foto: Cortesia
Foto: Cortesia
Engarrafamento na descida do Viaduto Tancredo Neves, sentido Boa Viagem. - Foto: Cortesia

Além disso, quatro equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 124 câmeras.

Últimas notícias