ÁGUA

Chuva aumenta volume de água na barragem de Pirapama

Segundo o presidente da Compesa, nas últimas 24 horas, o armazenamento passou de 25% para 29%, e pode chegar a 30% ao longo do dia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/04/2017 às 10:13
Foto: Compesa/Divulgação
Segundo o presidente da Compesa, nas últimas 24 horas, o armazenamento passou de 25% para 29%, e pode chegar a 30% ao longo do dia - FOTO: Foto: Compesa/Divulgação
Leitura:

A chuva forte que caiu nessa quinta-feira (13) aumentou em quase cinco pontos o volume de armazenamento da barragem de Pirapama, localizada no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. A informação foi repassada pelo presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, à Rádio Jornal, nesta sexta-feira (14).

"Nessas 24 horas, um registro importante foi a barragem de Pirapama. Ela aumentou 20% do que tinha, ela tinha 25% de armazenamento e bateu hoje 29%, provavelmente ao longo do dia vai chegar aos 30%. Ou seja, ganhamos cinco pontos percentuais em cima dos 25 que nós tínhamos", afirmou.

Além do Cabo, o Sistema Pirapama atende bairros do Recife e de Jaboatão dos Guararapes.

Outras barragens 

Segundo Roberto Tavares, a chuva também ajudou a melhorar barragens no interior do Estado. "Estamos com vários registros de barragens pelo interior que começaram a pegar água. É um alento para quem ta aí com sete anos de seca e com previsões  de chuvas baixo da média para esse ano".

O volume de chuva, no entanto, ainda não foi suficiente para recuperar a barragem de Jucazinho, em Surubim, no Agreste. "Jucazinho é uma barragem muito grande e está completamente seca. Essas primeiras chuvas vão primeiro infiltrar, vão começar a recompor os lençóis freáticos para depois, de fato, começar a armazenar. A gente tem esperança mas é uma barragem muito difícil que nesse ano, com essas previsõess, ela tenha um volume grande de armazenamento", explicou.

A barragem de Botafogo, "não subiu, mas também não baixou. Ela está numa situação crítica, que nos obrigou no começo do mês a anunciar o aumento do racionamento da Região Metropolitana Norte", disse o presidente da Compesa".

Últimas notícias