Atendimentos

População do Recife já pode ter acesso a serviços ofertados no Compaz do Cordeiro

Serviços de atendimento como a Junta Militar, Procon e Secretaria da Mulher já tiveram inicio no Compaz. Cursos só serão ofertados no dia 2 de maio

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 17/04/2017 às 18:46
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Serviços de atendimento como a Junta Militar, Procon e Secretaria da Mulher já tiveram inicio no Compaz. Cursos só serão ofertados no dia 2 de maio - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

A população da Zona Oeste do Recife já pode ter acesso aos serviços oferecidos pelo Centro Comunitário da Paz Ariano Suassuna, no Cordeiro. Nesta segunda (17), atendimentos como Junta Militar, Procon e Secretaria da Mulher já podiam ser encontrados pelas pessoas que começavam a se dirigir ao local. Nesta terça (18), serviços como Emprego e Renda nos Bairros começam seus atendimentos. Os cursos só iniciam dia 2 de maio.

“Vim para o Procon tentar resolver um problema com a Celpe. Recebi duas contas erradas para pagar”, disse Silvane maria Rodrigues, 33, que também tinha ido ao Compaz tentar vaga para o curso de inglês e computação para o filho de 11 anos.
Antes mesmo de completar uma semana após sua inauguração, em 27 de março, o Compaz Ariano Suassuna já havia sido bem recebido pela população. Em quatro dias, mais de duas mil pessoas foram cadastradas e, até esta segunda, esse número cresceu para 3577. A estimativa é de que cinco mil pessoas sejam cadastradas nessa primeira leva de usuários que pegaram fichas. Por causa da grande procura, a distribuição de fichas foi suspensa temporariamente para cadastrar pessoas que já pegaram suas fichas até dia 8 de maio. “A partir da segunda quinzena de maio, o atendimento será espontâneo, ou seja, o cadastro será feito por ordem de chegada. Para fazer o cadastro, é necessário certidão de nascimento ou RG e comprovante de residência”, explicou Ana Cecília Gonzalez, gerente geral do Compaz Cordeiro.

Um dos principais serviços disponíveis no Compaz Ariano Suassuna é o de Atendimento à Mulher. São quatro profissionais disponíveis (educadora, psicóloga, assistente social e advogada) para o atendimento e acompanhamento da mulher que for vítima de violência ou que necessita de alguma orientação. Caso o problema seja de maior complexidade, a mulher é encaminhada ao Centro de Referência Clarice Lispector, que acolhe vítimas de abusos. Outro serviço que, dessa vez, é voltado para o atendimento de toda a família é o oferecido pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O serviço faz o encaminhamento para órgãos responsáveis, dependendo do caso. “Temos uma equipe técnica de assistente social e psicólogo, que atende à comunidade e às famílias”, explicou de Divane Nery, chefe do setor do CRAS Bongi. “Trabalhamos com a proteção social base, olhamos as vulnerabilidades das famílias, ou seja, previne o rompimento de vínculos familiares e a violação de direitos, como violência”, esclareceu.

Além dos serviços básicos, o Compaz do Cordeiro oferece também cursos e capacitações, além da Biblioteca Jornalista Carlos Percol, que é aberta ao público, sem a necessidade de cadastro. São cerca de três mil vagas que já estão quase completamente preenchidas. “Vim me inscrever na hidroginástica e na academia, mas não tinham mais vagas”, contou Creuza Lopes, 53, que estava acompanhada da irmã, filha e sobrinha. “Só achei que deveria ter horários para a noite, porque durante o dia temos outras atividades. Deviam ter mais vagas também, para todo mundo conseguir fazer”, reclamou. “A vantagem é que a gente mora perto daqui e não precisa gastar com transporte pra fazer esses cursos”, disse Marileide, irmã de Creuza. Uma novidade em relação ao Compaz Eduardo Campos, no Alto de Santa Terezinha, Zona Norte do Recife, é o ateliê, que vai oferecer cursos de capacitação artística para pessoas que desejam, por exemplo, vender produtos e ganhar um dinheiro extra.

“O número de inscrições superou todas as nossas expectativas. Isso para nós mostra a credibilidade e qualidade do trabalho que vem sendo feito e da confiança da população de que o Compaz é um equipamento que veio para transformar”, observou Eduardo Machado, secretário executivo da Secretaria de Segurança Urbana do município. O Compaz Ariano Suassuna está localizado na esquina da Avenida General San Martin com a Abdias de Carvalho, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, e atende cerca de 12 bairros da cidade, como Engenho do Meio, Madalena e Cidade Universitária. O horário de funcionamento é de 8h às 17h.

Serviços iniciados esta segunda, que funcionam de segunda a sexta:

Das 7h30 às 11h30 - Junta Militar - Alistamento Militar com emissão do Certificado de Alistamento Militar (CAM); Confecção de CDI - Certificado de Dispensa de Incorporação (1ª e 2ª via); Atestados de Desobrigados; Transferência de CDI; Atualização de Cadastro; Entrega de Documentos; Emissão de Taxas e Multas; Atestados, Taxas e Documentações.

Das 8h às 12h e das 13h às 17h - Sala do Empreendedor - A Sala do Empreendedor também faz parte dos serviços oferecidos pelo Compaz. O espaço da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) abre suas A Sala do Empreendedor será voltada para os micro e pequenos empreendedores, formalizados ou não.

Das 8h às 17h - Secretaria da Mulher - Além do atendimento psicossocial e jurídico, orientações sobre violência urbana, doméstica e sexista, oficinas de formação em gênero, violência e direito à cidade, cursos de formação sociopolítica e atividades de estímulo à autonomia econômica das mulheres, a pasta vai oferecer Capoeira para empoderamento de meninas. O primeiro curso de formação sociopolítica tem início em maio.

Das 8h às 17h - Centro de Referência em Assistência Social (Cras) - O equipamento oferece o Serviço Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que disponibiliza atendimentos com assistentes sociais e psicólogos para avaliação de benefícios socioassistenciais e acompanhamentos de famílias. Também serão oferecidos os serviços de Cadastro Único, Programa Bolsa Família e o programa Acessuas Trab alho, voltado para o acesso ao mundo do trabalho.

Das 8h às 15h - Mediação de Conflitos - Mediação de conflitos na área cível, como regulamentação de vistas, pensão alimentícia, dificuldade de convivência com os parentes, cuidado com os idosos e conflitos de vizinhança e condomínio.No local, serão realizados atendimentos e orientações com psicólogos e assistentes sociais.

Das 9h às 18h - Atendimento Psicológico – Este serviço será destinado aos usuários do Compaz, ou seja, serão encaminhamentos internos, de pessoas que estiverem participando das atividades e necessitarem do atendimento.

Inicia nesta terça (18)

Das 9h às 15h, somente às terças - Emprego e Renda nos Bairros - Dará orientações para o mercado de trabalho, explicando como montar um currículo, cadastrando as pessoas no Sistema Mais Emprego e encaminhado para vagas de trabalho.

Das 8h às 12h e das 13h às 17h, somente às quintas-feiras - Acolhe Vida - Acolhimento inicial (triagem) dos usuários e dependentes de álcool e outras drogas, incluindo a família envolvida neste contexto. Também haverá atendimento psicológico: individual e grupos terapêuticos, encaminhamentos às Redes de Saúde, Assistência e Complementar.

Últimas notícias