SOLIDARIEDADE

Campanha pede doação de cabelo para Hospital do Câncer

O Abril pro Corte acontece no próximo domingo no Parque Dona Lindu, a partir das 10h

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 27/04/2017 às 8:00
Foto: JC Imagem
O Abril pro Corte acontece no próximo domingo no Parque Dona Lindu, a partir das 10h - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Quem visitar o parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, no próximo domingo terá a chance de mudar a vida de pacientes com câncer. Das 10h às 16h, acontece a 2ª edição do evento Abril pro Corte, que tem como objetivo receber doações de cabelo para confecção de perucas por um grupo de voluntários no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP). O corte terá o custo simbólico de 2 quilos de alimento não perecível.

De acordo com o coordenador e idealizador do evento, o visagista e cabeleireiro Walber Marinho, a meta é receber mais de 200 metros de cabelos e atender a um público de 200 pessoas com serviços de corte, maquiagem, sobrancelhas e unhas. Cada atendimento, além do corte, custará um quilo de alimento. As atividades serão feitas na hora e por ordem de chegada. A iniciativa conta com apoio do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Senac, Hair Fly, GuaraMix e do Parque Dona Lindu.

“Tivemos uma queda muito grande na quantidade de doações de cestas básicas. Um paciente bem alimentado tem mais chances de cura. Além disso, a peruca ajuda a devolver a autoestima de quem passou por uma quimioterapia. São fios de esperança para quem está enfrentando a doença”, explicou a presidente Rede Feminina de Combate ao Câncer em Pernambuco, Maria da Paz Azevêdo Silva.

Segundo ela, que coordena o núcleo de voluntariado responsável pela confecção dos acessórios, uma única peruca necessita de 12 metros de cabelo para ser produzida e custa, em média, R$ 1.500. O tamanho mínimo para a doação deve ser de 20 centímetros e não existem restrições quanto a fios naturais ou tratados quimicamente.

CORRENTE DO BEM

A última ação semelhante aconteceu em 2015. A edição deste ano reunirá 30 profissionais de beleza e outros 25 voluntários do projeto Pequenas Tesouras, Grandes Tesouros, liderado por Marinho. “Os jovens que aprendem uma profissão através desse trabalho social que coordeno no Ibura, têm agora a oportunidade de compartilhar, na prática, os seus conhecimentos e ajudar outras pessoas carentes”, enfatiza o idealizador.

Durante o evento, haverá ainda apresentação de pastoril, formado pelas voluntárias do HCP, e distribuição de lanches.

Últimas notícias