Prevenção

Vacinação contra gripe tem Dia D neste sábado em todo o País

Há 201 casos de pessoas com doenças respiratórias graves no Recife e um óbito

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 13/05/2017 às 6:49
Agência Brasil
Há 201 casos de pessoas com doenças respiratórias graves no Recife e um óbito - FOTO: Agência Brasil
Leitura:

Neste sábado acontece o Dia D da campanha de vacinação contra a influenza no País e, só em Pernambuco, cerca de 1,6 milhão de pessoas ainda não se imunizaram este ano. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), cinco mil pontos de vacinação, entre unidades de saúde e postos volantes, estarão disponíveis em todo o Estado para atender a pessoas dos grupos prioritários. A vacina da gripe protege contra as influenzas A(H1N1), A(H3N2) e B e tem um ano de validade.

Os grupos prioritários são formados por idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores dos ensinos básico e superior de escolas públicas e privadas e profissionais de saúde.

Com um índice de imunização muito baixo (cerca de 30% do previsto), a gerente de Prevenção de Doenças Imunopreveníveis da SES, Ana Antunes, alerta sobre a necessidade de esse grupo se proteger. “Neste ano, foi identificado um aumento de casos de influenza antes do período esperado e, com essa época de chuvas, precisamos ficar ainda mais atentos às ocorrências”, afirma.

GREVE

No Recife, a campanha acontece sob ameaça da não participação de auxiliares e técnicos de enfermagem, que programam greve nos dias 17 e 18. Contudo, ontem à noite o desembargador André Oliveira da Silva Guimarães, a pedido da prefeitura, já decretou ilegalidade do movimento, sob pena de multa diária de R$ 30 mil.

“Não temos conhecimento disso, mas nossa paralisação é por melhores condições de trabalho e para segurança da população”, diz o vice-presidente do sindicato da categoria, Gilberto Flávio. “Várias salas dos postos não são climatizadas e falta até água na torneira. Vacinas chegam em isopor, sem termômetro, quando deveriam estar em geladeiras”.

O secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, diz que a prefeitura prepara um esquema de pessoal para garantir a cobertura da vacinação. “Toda a infraestrutura e logística acontecem dentro de muita segurança. E nos preocupa ver até onde uma categoria pode chegar para conseguir o aumento salarial que almeja”, afirma.

E apela: “Temos 201 casos de doenças respiratórias graves no Recife, 28 positivos para influenza e um óbito. Vacina é coisa séria. Acontece nessa época para não haver picos da doença ou óbitos, os grupos prioritários devem se imunizar”. A campanha segue até dia 26.

Últimas notícias