Geral

Doutores da Alegria comemoram o São João em quatro hospitais do Recife

Os palhaços vão encenar um espetáculo criado especialmente para a data

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 16/06/2017 às 17:54
Lana Pinho/Divulgação
Os palhaços vão encenar um espetáculo criado especialmente para a data - FOTO: Lana Pinho/Divulgação
Leitura:

Mês de junho é sinônimo de “São Joãozinho” nos hospitais atendidos pelos palhaços da associação Doutores da Alegria na capital pernambucana. O arraial começa nesta segunda-feira, dia 19, no Hospital da Restauração (HR), às 10h. No dia 20, é a vez de o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape) receberam a festa, também às 10h. Já o Barão de Lucena recebe o forró dos besteirologistas no dia 21, às 9h. As comemorações do mês junino serão encerradas no dia 22, às 10h, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

Este ano, os palhaços matutos resolveram incrementar a festa. O Trio Porta Soro, que puxa o forró no cortejo junino pelas alas pediátricas dos hospitais, é formado só por mulheres: Dra. Tan Tan (Tâmara Floriano) assume a zabumba, Dra. Svenza (Luciana Pontual), o triângulo e a musicista Verônica Sanfoneira faz uma participação especial neste São Joãozinho.

E os palhaços vão encenar um espetáculo criado especialmente para a data: “A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa”. A montagem tem inspiração na literatura de cordel e nos encontros e desencontros amorosos. A peça conta a história de Marmelo (Marcelo Oliveira) - que, para fugir do casamento com Baju (Juliana de Almeida), veste-se de noiva. Mas como não é besta, Baju conta com a ajuda do pai, Mircolino Lampião (Marcelino Dias), para dar a volta no palhaço fujão. Para completar a algazarra, o trio Fuxiquinha (Svenza/Luciana Pontual), Fuxiqueira (Verônica Sanfoneira) e Fuxicão (Tan Tan/Tâmara Floriano) talvez entregue o paradeiro da falsa noiva. São João (Eu_zébio/Fábio Caio) espera abençoar o casal; o balão de São João é Ado (Arilson Lopes); Lui (Luciano Pontes) vive seu dia de majestade como Rei do Milho; e Dud Grud (Eduardo Filho) esquenta a festa com a fogueira de São João.

O espetáculo elaborado coletivamente, sob a coordenação artística de Arilson Lopes (Dr. Ado), foi ensaiado durante os encontros semanais dos artistas. A rotina dos palhaços do Doutores da Alegria inclui intervenção artística em duplas duas vezes por semana em cada hospital atendido pelo grupo e ainda um encontro às sextas-feiras de aperfeiçoamento e intercâmbio. O trabalho da associação Doutores da Alegria é gratuito para os hospitais, mas não é voluntário. O elenco é formado por artistas profissionais.

Programação 

19/6 (segunda), às 10h - Hospital da Restauração
20/6 (terça), às 10h - Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e Procape
21/6 (quarta), às 9h - Hospital Barão de Lucena (HBL)
22/6 (quinta), às 10h - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) 

Últimas notícias